A sexualidade enquanto tema transversal: educadores e suas representações

Autores

  • Lilian Fenalti Salla Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Alberto Manuel Quintana Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Sexualidade humana, Representação social, Educadores.

Resumo

O presente artigo aborda a questão da sexualidade humana a partir de uma investigação de cunho qualitativo e fenomenológigo. A principal finalidade desta investigação foi apreender as concepções acerca da sexualidade humana vigentes entre educadores de escolas públicas estaduais de Santa Maria. A aproximação da realidade focada foi desenvolvida com base na teoria das Representações Sociais. A técnica utilizada para a obtenção dos dados foi a entrevista semi-estruturada. Os dados apreendidos passaram pelo processo de análise de conteúdo. A partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, instituídos em 1995 pelo Ministério da Educação, a Orientação Sexual passou a ser um tema transversal idealizado pelo viés da transdisciplinaridade. A Representação da sexualidade humana pelos educadores foi valorizada neste estudo em virtude de constituir-se em um aspecto de extrema relevância na abordagem do tema dentro da escola. O estudo demonstrou que a Representação que os educadores têm sobre a sexualidade humana é bastante reducionista e atrelada ao sexo orgânico, desprezando-se os seus aspectos sócio-político-culturais. Considerando-se todos os aspectos inferidos deste estudo, espera-se que ele venha a contribuir, juntamente com outras visões, com a construção de uma proposta menos dogmática e mais crítica de Orientação Sexual escolar.

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Como Citar

Salla, L. F., & Quintana, A. M. (2012). A sexualidade enquanto tema transversal: educadores e suas representações. Revista Educação Especial, 63–71. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5136

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua