O discurso pós-traumático no conto “Lembrança das lições”, de Luis Silva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X74759

Palavras-chave:

Negro, ´Preconceito, Violência, Trauma

Resumo

 A sociedade negra, ao longo de seu história, experimentou diversos episódios violentos. Os traumas decorrentes desses acontecimentos não cicatrizaram, e as diversas gerações tendem a reproduzir essa dor a fim de entendê-la e dar-lhe um sentido. O objetivo deste trabalho consiste em evidenciar o discurso pós-traumático que subjaz a questão identitária africana tomando como base de reflexão o texto “Lembranças das lições”, que integra o livro Negros em contos (1992), de Luis Silva. Nesse sentido, busca-se desenvolver a ideia de que o preconceito e a discriminação racial ajudam a manter vivo o trauma originado em eventos violentos da história da escravidão no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lizandro Carlos Calegari, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS

 Pós-doutorando em Letras (UFSM). Professor da Graduação e do Mestrado em Letras na Universidade Regional Integrada – Frederico Westphalen (RS).

Referências

FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer. In: ____. Obras psicológicas completas. Trad. Jayme Salomão e Christiano M. Oiticica. Rio de Janeiro: Imago, 1976. Vol. XVIII.

LAUB, Dori. Bearing Witness, or the Vicissitudes of Listening. In: ____; FELMAN, Shoshana. Testemony: Crises of Witnessing in Literature, Psychoanalysis and History. New York / London: Routledge, 1992.

RIBEIRO, Renato Janine. A dor e a injustiça. In: COSTA, Jurandir Freire. Razões públicas, emoções privadas. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. p. 7-12.

SILVA, Luís. Negros em contos. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1996.

WARBURG, Aby. Der Bilderatlas Mnemosyne. Berlin, 2008.

Downloads

Publicado

2023-09-13

Como Citar

Calegari, L. C. . (2023). O discurso pós-traumático no conto “Lembrança das lições”, de Luis Silva. Literatura E Autoritarismo, (4). https://doi.org/10.5902/1679849X74759

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>