A outra voz ou a alteridade da razão na obra de João Guimarães Rosa
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X73862Palavras-chave:
João Guimarães Rosa, Razão, Loucura, Estética, ModernismoResumo
É possível falar de um exotismo essencial na obra de João Guimarães Rosa ou, ao menos, que ela possui peculiaridades de uma humanidade local frente aos olhos de um citadino letrado? Se, por um lado, tal leitura é possível e legítima, por outro, não estaríamos correndo o risco de cair em um reducionismo demasiadamente simplista? Não seria melhor pensarmos que a verve desse autor, a idiossincrasia de seus personagens, sua linguagem e seu universo ocultam questões fundamentais capazes de suscitar reflexões que podem subverter as condições impostas pela realidade vigente? Tal é a hipótese que guiará nossa investigação. Buscaremos reconhecer o caráter exemplar dessa obra frente ao controle exercido por uma racionalidade soberana e soberba, inserindo-a no rol da modernidade artística.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
BRETON, André. Manifesto do Surrealismo. In: Manifestos do Surrealismo. Lisboa: Moraes Editores, 1976.
DESCARTES. Meditações metafísicas. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martin Fontes, 1999.
FOUCAULT, Michel. História da loucura na idade clássica. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.
MONTAIGNE. Ensaios. São Paulo: Abril Cultural, 1972.
PRADO Jr, Bento. “O Destino Decifrado: Linguagem e Existência em Guimarães Rosa”. In: Alguns Ensaios: filosofia, literatura, psicanálise. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
ROSA, João Guimarães. Corpo de baile. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Vol. 2, 2006.
ROSA, João Guimarães. Diálogo com a América Latina: panorama de uma literatura do futuro. Organizador: Günter Lorenz. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1973.
ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de janeiro: MEDIAfashion, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).