Cultura e identidade: a formaçâo dos sujeitos a partir da interação entre “Eu” e o “Outro” na obra Castelo branco
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X73773Palavras-chave:
Cultura, Formação do sujeito, Identidade, Alteridade, LiteraturaResumo
A partir de uma abordagem literária, o presente texto pretende estabelecer algumas considerações reflexivas acerca da obra Castelo Branco, de Orhan Pamuk. Para isso, o mesmo foi norteado a partir da discussão acerca do processo de compartilhamento das diferenças entre “Eu” e o “Outro”, e as implicações dessa interação para a composição da identidade do sujeito. Para dar encaminhamento a essa questão, buscou-se estabelecer um diálogo entre as discussões acerca das representações sociais nos sujeitos propostas por Sandra Jochlovitch e Jean Piaget. A partir desse aporte teórico pode-se compreender que uma reflexão acerca da obra Castelo Branco é um exercício que vai ao encontro da complexidade dos processos de interação e produção de conhecimento.
Downloads
Referências
JOVCHELOVITCH, S. O contexto do saber: representações, comunidade e cultura. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
JOVCHELOVITCH, S.Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espaço público e representações sociais. In: Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1995.
MOSCOVICI,S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.
PAMUK, O.O castelo branco. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).