A literatura infantil nazista como um instrumento político: entre Kamenetsky e Adorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X73671

Palavras-chave:

Literatura e política, Efeitos da literatura, Literatura infantil nazista

Resumo

A proposta deste artigo é caracterizar, histórica e teoricamente, a literatura infantil nazista como um instrumento político de propaganda ideológica cujos efeitos não teriam se dado de maneira isolada e incondicional. Por um lado, a partir da pesquisa histórica de Christa Kamenetsky, descreve-se o que foi a literatura infantil nazista e em qual ambiente ela se proliferou. Por outro, a partir da filosofia crítica de Theodor Adorno, atribui-se, à literatura infantil nazista, algumas características típicas da indústria cultural e da propaganda fascista. Entre Kamenetsky e Adorno, o caso da literatura infantil nazista revela a complexidade envolvida na questão acerca dos efeitos morais e políticos da literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Machado Senhorinho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Referências

ADORNO, Theodor W. (1951). Freudian Theory and the Pattern of Fascist Propaganda. In: ARATO, A. ; GEBHARDT, E. (eds.). The Essential Frankfurt School Reader. New York: Urizen Books, 1978. p. 118-137.

ADORNO, Theodor W. (1967). Culture Industry Reconsidered. Translated by Anson G. Rabinbach. BERNSTEIN, J. M. Introduction. In: BERNSTEIN, J. M. (ed.). The Culture Industry: Selected essays on mass culture. Edição de J. M. Bernstein. London: Routledge, 2001a. p. 98-106.

ADORNO, Theodor W. (1954). How to Look at Television. In: BERNSTEIN, J. M. (ed.). The Culture Industry: Selected essays on mass culture. Edição de J. M. Bernstein. London: Routledge, 2001b. p. 158-177.

ADORNO, Theodor W (1942). The Schema of Mass Culture. Translated by Nicholas Walker. In: BERNSTEIN, J. M. (ed.). The Culture Industry: Selected essays on mass culture. Edição de J. M. Bernstein. London: Routledge, 2001c. p. 61-97.

ADORNO, Theodor (1967). Education After Auschwitz. In: ADORNO, Theodor. Critical Models: Interventions and Catchwords. Tradução de Henry W. Pickford. New York: Columbia University Press, 2005a. p. 191-204.

ADORNO, Theodor (1953). Prologue to Television. In: ADORNO, Theodor. Critical Models: Interventions and Catchwords. Tradução de Henry W. Pickford. New York: Columbia University Press, 2005b. p. 49-57.

ADORNO, Theodor et al. (1950). The Authoritarian Personality. London: Verso, 2019.

ADORNO, Theodor W. ; HORKHEIMER, Max (1941). Research Project on Anti-Semitism: Idea of the Project . In: CROOK, Stephen (ed.). The Stars Down to Earth: and other essays on the irrational in culture. London: Routledge, 1994. p. 181-217.

ADORNO, Theodor W. ; HORKHEIMER, Max (1947). The Culture Industry: Enlightenment as Mass Deception. In: ADORNO, Theodor W. ; HORKHEIMER, Max. Dialectic of Enlightenment: Philosophical Fragments. Edição de Gunzelin Schmid Noerr. Tradução de Edmund Jephcott. Stanford: Stanford University Press, 2002. p. 94-136.

BERNSTEIN, J. M. Introduction. In: BERNSTEIN, J. M. (ed.). The Culture Industry: Selected essays on mass culture. Edição de J. M. Bernstein. London: Routledge, 2001. p. 2-28.

BOGDAN, Deanne. Censorship of literature texts and Plato's banishment of the Poets. Interchange, v. 14, n. 3, p. 1-16, sep. 1983.

BOSMAJIAN, Hamida. Sparing the Children: Grief and the Unspeakable in Youth Literature about Nazism and Holocaust. New York: Routledge, 2002.

CROOK, Stephen. Introduction: Adorno and Authoritarian Irrationalism. In: CROOK, Stephen (ed.). The Stars Down to Earth: and other essays on the irrational in culture. London: Routledge, 1994. p. 1-45.

DUARTE, Rodrigo. Indústria Cultural: Uma Introdução. Rio de Janeiro: FGV, 2010.

EVANS, Richard J. The Third Reich in Power. London: Penguin Books, 2005.

FELDMAN, Daniel. Reading Poison: Science and Story in Nazi Children’s Propaganda. Children’s Literature in Education, p. 1-22, may. 2021.

GOTTSCHALL, Jonathan. The Storytelling Animal: How Stories Make us Human. New York: Houghton Mifflin, 2012.

KAMENETSKY, Christa. Children’s Literature in Hitler’s Germany. Athens: Ohio University Press, 1984.

MARKUS, György. Adorno and Mass Culture: Autonomous Art Against the Culture Industry. Thesis Eleven, v. 86, n. 1, p. 67-89, aug. 2006.

NUSSBAUM, Martha C. Exactly and Responsibly: A Defense of Ethical Criticism. Philosophy and Literature, v.22, n.2, p. 343-365, out. 1998.

PLATÃO. A República. Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. 15.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2017.

POSNER, Richard. Against Ethical Criticism. Philosophy and Literature, v.21, n.1, p. 1-27, abr. 1997.

STOW, Simon. Unbecoming Virulence: The Politics of the Ethical Criticism. Philosophy and Literature, v.24, n. 1, p, 185-196, abr. 2000.

VOIGTLÄNDER, Nico; VOTH, Hans-Joachim. Nazi indoctrination and anti-Semitic beliefs in Germany. Jun. 2015. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States, v. 112, n. 26, p. 7931-7936, jun. 2015.

WELCH, David. The Third Reich: Politics and Propaganda. 2.ed. London: Routledge, 2002.

Downloads

Publicado

2024-04-08

Como Citar

Senhorinho, J. M. (2024). A literatura infantil nazista como um instrumento político: entre Kamenetsky e Adorno. Literatura E Autoritarismo, (42), e73671. https://doi.org/10.5902/1679849X73671