Acontecimento discursivo em Mafalda: ecos da memória do ciclo de -azos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X63298

Palavras-chave:

Memória, Acontecimento Discursivo, Discurso Fundador, Mafalda

Resumo

À luz da Análise de Discurso de filiação francesa, este artigo propõe reflexões sobre o papel da “memória” no “acontecimento discursivo” marcado no modo de dizer da protagonista de tirinhas argentinas – Mafalda. Assim, a partir da concepção de acontecimento discursivo como o “encontro de uma atualidade e uma memória” (PÊCHEUX, 2008, 17), empreendemos nosso gesto de leitura dividindo a pesquisa em três momentos: no primeiro descrevemos o acontecimento histórico Cordobazo, no segundo discutimos sobre a memória discursiva e o discurso fundador e no terceiro apresentamos nosso gesto de leitura a partir do corpus, formado pela tirinha publicada originalmente na edição da revista em que o acontecimento histórico é noticiado. Ao concluir a análise, observamos que o discurso político-irônico de Mafalda contribui na estabilização de sentidos produzidos pelo acontecimento discursivo na medida em que a memória une o processo linguístico (marcado no sufixo -azo) ao acontecimento histórico.

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Biografia do Autor

Luciane Botelho Martins, Prefeitura Municipal de Rio Grande

Doutora em Letras pela UFPel (2020), realizou sua investigação (Doutorado Sanduíche) na Universidade de Buenos Aires - UBA. É Mestra em Letras pela UCPel (2015), pedagoga e graduada em Letras Português Inglês, ambas pela Universidade Federal do Rio Grande (2015 e 2001 respectivamente), possui Pós-graduação em Pedagogia Gestora pela UNIVEST - Lages (2003) e Pós-graduação em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa - Furg (2014). Atuou como professora substituta da Universidade Federal de Pelotas, na área de Linguística e Língua Portuguesa. Atualmente é professora de anos iniciais pela Prefeitura Municipal de Rio Grande. Foi professora pesquisadora no curso Letras Espanhol (modalidade EaD) da UFPel, onde atuou nas disciplinas de Linguística Geral I e II e Produção da Leitura e da Escritura. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Em 2013 participou do PDPI (Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Língua Inglesa) pela Loyola University of Chicago, como bolsista pela Fulbright. Também é membro do LEAD - Laboratório de Estudos em Análise do Discurso de filiação pecheuxtiana (desde 2014), onde realiza pesquisas voltadas ao estudo dos sentidos produzidos em materialidades, compostas por diferentes linguagens.

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Publicado

2021-01-31

Como Citar

Martins, L. B. (2021). Acontecimento discursivo em Mafalda: ecos da memória do ciclo de -azos. Literatura E Autoritarismo, (36). https://doi.org/10.5902/1679849X63298