Do Sonho à Torre: o último drama de Hofmannsthal como reação à Primeira Guerra

Autores

  • Helmut Galle USP

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X44355

Palavras-chave:

Áustria, Primeira Guerra, Totalitarismo, Tragédia, H. v. Hofmannsthal.

Resumo

Em 1928, Hugo von Hofmannsthal publicou sua última peça e seu legado: “A torre”, baseada em La vida es sueño de Calderón de la Barca. Na trama ficcional, a Polônia antiga, abalada por uma guerra perdida, oscila entre três formas de governo: o tradicional, o legal e o carismático. Sigismund, filho do déspota fracassado, não consegue sustentar-se como novo príncipe humano, e a revolução milenarista das crianças órfãs tampouco se afirma; quem triunfa é o soldado Olivier, apoiado em amoralidade radical e seus guerreiros embrutecidos. Reconhece-se, neste cenário, uma alegoria sobre a situação austríaca do pós-guerra e dos movimentos fascistas em surgimento na Europa. Ao mesmo tempo, o autor assimila leituras de M. Weber, W. Benjamin e C. Schmitt, de forma que “A torre” pode ser lida como complemento ficcional das agudas análises desses teóricos sobre a sociedade europeia após a catástrofe da 1ª Guerra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helmut Galle, USP

Possui graduação e doutorado em Neuere Deutsche Literatur - Freie Universität Berlin (1988). Livre-docente em Literatura Alemã pela USP em 2011. Atualmente é ms-5 (rdidp) professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente na área de literatura alemã e nos seguintes temas: literatura contemporânea, a época de Goethe, poesia lírica alemã, narrativa alemã, autobiografia, memoria coletiva, literatura do holocausto, literatura e história, teoria da narrativa e teoria da ficcionalidade. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Referências

ADORNO, Theodor W. George und Hofmannsthal: Zum Briefwechsel 1891 bis 1906 [1942]. In: ADORNO, T. W. Kulturkritik und Gesellschaft. Gesammelte Schriften. Bd. 10,1. Rolf Tiedemann (ed.) Frankfurt a. M.: Suhrkamp, 1986, p. 195-237.

BAMBERG, Claudia. "Das Gespräch über Gedichte" (1904). In: MAYER, M.; WERLITZ, J. (Org.). Hofmannsthal Handbuch: Leben - Werk - Wirkung, Stuttgart: Metzler, 2017, p. 322–324.

BENJAMIN, Walter. Hugo von Hofmannsthal, Der Turm. Ein Trauerspiel in fünf Aufzügen. (München: Verlag der Bremer Presse 1925) 158 S. [1926]. Kritiken und Rezensionen. Gesammelte Schriften (GS) Bd. III, Frankfurt a. M.: Suhrkamp, 1991a, p. 29–33; 613-616.

BENJAMIN, Walter. Hugo von Hofmannsthals "Turm". Anläßlich der Uraufführung in München und Hamburg [1928]. Kritiken und Rezensionen. Gesammelte Schriften (GS) Bd. III, Frankfurt a. M.: Suhrkamp, 1991b, p. 98–101; 625-626.

BREUER, Stefan. Peripetien der Herrschaft. Hugo von Hofmannsthals "Der Turm" und Max Weber. Hofmannsthal Jahrbuch, v. 24, p. 289, 2016.

CARPEAUX, Otto Maria. Hofmannsthal e seu Gran Teatro del Mundo. Ensaios reunidos: 1942-1978 vol. 1: De "A cinza do purgatório" até "Livros na mesa.", Rio de Janeiro: Topbooks; UniverCidade Editora, 1999, p. 140–146.

DANGEL-PELLOQUIN, Elsbeth. Phasen eines Lebenslaufes. In: MAYER, M.; WERLITZ, J. (Org.). Hofmannsthal Handbuch: Leben - Werk - Wirkung, Stuttgart: Metzler, 2017, p. 32–42.

GRIMMELSHAUSEN, Hans Jakob Christoffel von. O aventuroso Simplicissimus. Curitiba: Editora UFPR, 2008.

HOFMANNSTHAL, Hugo von. Dramen 14.2. Der Turm. Zweite Fassung. Dritte Fassung. Aus dem Nachlass. In: HIRSCH, R.; MAYER, M.; PERELS, C.; REICHEL, E.; RÖLLEKE, H. (Org.). H. v. H. Sämtliche Werke. Kritische Ausgabe (SW), Frankfurt a. M.: Fischer, 1989.

HOFMANNSTHAL, Hugo von. Dramen III. 1893-1927. Gesammelte Werke in Einzelbänden (GW). Frankfurt a.M.: Fischer, 1979.

HOFMANNSTHAL, Hugo von. A carta de Lorde Chandos, ou, Da incapacidade da linguagem dizer o mundo. Lisboa: Padrões Culturais, 2008.

HONOLD, Alexander. Einsatz der Dichtung: Literatur im Zeichen des Ersten Weltkriegs. Berlin: Vorwerk 8, 2015.

HONOLD, Alexander. "Der Turm" und der Krieg. Hofmannsthal Jahrbuch, v. 24, p. 229–251, 2016.

KANTOROWICZ, Ernst. The King's Two Bodies (1957). Princeton: Princeton University Press, 2016.

KIESEL, Helmuth. Geschichte der deutschsprachigen Literatur 1918-1933: Geschichte der deutschen Literatur. Band 10. München: Beck, 2017.

KÖNIG, Christoph. Der Turm. In: MAYER, M.; WERLITZ, J. (Org.). Hofmannsthal Handbuch: Leben - Werk - Wirkung, Stuttgart: Metzler, 2017. p. 213-218.

LA CALDERÓN DE BARCA, Pedro. La vida es sueño. 1. ed. [Barcelona]: Penguin Clásicos, 2015.

MIONSKOWSKI, Alexander. Souveränität als Mythos. Wien: Böhlau Verlag, 2015.

NICOLAUS, Ute. Souverän und Märtyrer: Hugo von Hofmannsthals späte Trauerspieldichtung vor dem Hintergrund seiner politischen und ästhetischen Reflexionen. Würzburg: Königshausen & Neumann, 2004.

SCHMITT, Carl. Politische Theologie. Vier Kapitel zur Lehre von der Souveränität (1922). Berlin: Duncker & Humblot, 2004.

SCHWARZ, Egon. Hofmannsthal und Calderon. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1962.

VILLINGER, Ingeborg. Der Souverän verläßt den Turm. Hofmannsthals Dramatisierung des Verlustes politischer Einheit nach Carl Schmitt. In: GÖBEL, A.; VAN LAAK, D.; VILLINGER, I. (Org.). Metamorphosen des Politischen, Berlin, Boston: de Gruyter, 1995. p. 119-135.

WEBER, Max. Die drei reinen Typen der legitimen Herrschaft. Eine soziologische Studie (1922). In: M. W. Schriften 1894-1922, org. D. KAESLER. Stuttgart: Kröner, 2002. p. 717–733.

WILDT, Michael. Generation des Unbedingten. Das Führungskorps des Reichssicherheitshauptamtes (2002). Hamburg: Hamburger Edition, 2008.

Downloads

Publicado

2020-09-06

Como Citar

Galle, H. (2020). Do Sonho à Torre: o último drama de Hofmannsthal como reação à Primeira Guerra. Literatura E Autoritarismo, (24). https://doi.org/10.5902/1679849X44355