Apresentação Dossiê Resistência e Distopia
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X40045Palavras-chave:
Resistência, Distopia, ViolênciaResumo
Neste exemplar da Revista Eletrônica Literatura e Autoritarismo reunimos em formato de dossiê um relevante conjunto de artigos propondo reflexões a partir das temáticas Resistência e Distopia. Para integrar as discussões, que a despeito de suas particularidades, estabelecem diálogos interconectados, optamos por dividir o dossiê em duas partes, Marcas da violência e o testemunho da resistência e Distopias.Downloads
Referências
BOOKER, M. Keith. Dystopian literature: a theory and research guide. Westport: Greenwood, 1994.
BOSI, Alfredo. Narrativa e resistência, in Revista Itinerários. Araraquara, SP, 1996. 11-27pp.
QUEIROGA, Marcílio Garcia de; LIEBIG, Sueli Meira. Estudos Literários em Perspectiva: João Pessoa, 2008.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Unicamp, 2011.
ROBERTS, Adam. A verdadeira história da ficção científica. Seoman: São Paulo, 2018.
SCHOLLHAMER, Karl Erik. Os cenários urbanos da violência na literatura brasileira. In: PEREIRA, Carlos Alberto Messeder [et al.].(org). Linguagens da violência. Rocco: Rio de Janeiro, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).