Sobre o problema da alteridade na Ética da Compaixão: considerações sobre a crítica de Byung-Chul Han a Schopenhauer
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378667753Parole chiave:
Compaixão, Alteridade, Metafísica, BudismoAbstract
Na filosofia de Schopenhauer, o fundamento da moral é a compaixão [Mitleid], que repousa na supressão da distinção egoísta entre minha pessoa e qualquer outro indivíduo. O filósofo contemporâneo Byung-Chul Han, em seu livro Filosofia do Zen-budismo, considera que “a compaixão (...) não se deve à identificação ou a se pôr no lugar do outro [Einfühlung]”. Ao analisar a filosofia de Schopenhauer, tendo em vista sua influência oriental e, em contraste com as concepções do zen-budismo, o autor afirma que sua ética da compaixão permanece condicionada à identificação entre o Eu e o Outro. O presente artigo pretende tratar desta crítica, considerando o problema da alteridade na Ética da Compaixão de Schopenhauer, de modo a rejeitar a ideia de que o fundamento da moral poderia ser compreendido em termos de uma identificação com a alteridade, mas compreendendo-o como uma experiência metafísica de mesmidade do ser. Por fim, pretende-se indicar qual seria propriamente o “lugar” da alteridade na obra de Schopenhauer, bem como apresentar, a partir de sua eudemonologia, os principais elementos da compreensão do autor sobre o tema.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CACCIOLA, M. L. M. O. Schopenhauer e a questão do dogmatismo. São Paulo: Edusp, 1994.
HAN, B. Filosofia do Zen-budismo. Petrópolis: Vozes, 2019.
HAN, B. Philosophie des Zen-Buddhismus. Philipp Reclam jun. GmbH & Co. KG, Stuttgart, 2002.
JANAWAY, C. Schopenhauer. New York: Oxford University Press, 1996.
ROGER, A. “Atualidade de Schopenhauer”, p. LIII, Prefácio. SCHOPENHAUER, A. Sobre o fundamento da moral. Trad. M. L. M. O. Cacciola. SP: Martins Fontes, 1995.
SCHOPENHAUER, A. Die Welt als Wille und Vorstellung. Sämmtliche Werke. Textkritisch bearbeitet und herausgegeben von Wolfgang Frhr. von Löhneysen. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1986.
SCHOPENHAUER, A. Le Monde comme Volonté et comme Représentation. Trad. A. Burdeau (nouv. éd. rév. et corr. par R. Roos). Paris: Press Universitaires de France, 13ª éd., 1992.
SCHOPENHAUER, A. Sobre o fundamento da moral. Trad. M. L. M. O. Cacciola. SP: Martins Fontes, 1995.
SCHOPENHAUER, A. Aforismos para a sabedoria de vida. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e como Representação. Tradução de Jair Barbosa. SP: UNESP, 2005.
SCHOPENHAUER, A. O Mundo como Vontade e como Representação. Tomo II. Tradução de Jair Barbosa. SP: UNESP, 2015.
SCHOPENHAUER, A. Parerga and Paralipomena. Trad. E. F. J. Payne. Vol. I e II. New York: Oxford University Press, 2000.
SCHOPENHAUER, A. Parerga e Paralipomena. Tradução de Maria Lúcia Mello e Oliveira Cacciola. São Paulo: Nova Cultural. 1988. (Coleção Os Pensadores).
##submission.downloads##
Pubblicato
Versioni
- 2022-03-23 (2)
- 2021-12-28 (1)
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Voluntas: International Journal of Philosophy
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
La presentazione degli originali a questa rivista implica il trasferimento, da parte degli autori, dei diritti di pubblicazione stampate e digitali alla stessa, fatta eccezione dei diritti d'autore, che per gli articoli pubblicati rimangano all’autore, con diritti periodici sulla prima pubblicazione. Gli autori possono utilizzare gli stessi risultati solo in altre pubblicazioni che indicano chiaramente questa rivista come pubblicazione originale. Poiché siamo una rivista ad accesso aperto, consentiamo l'uso gratuito di articoli in applicazioni educative, scientifiche e non commerciali, a condizione che venga menzionata esplicitamente la fonte.