A dor estética

Authors

  • Márcio Benchimol Barros Universidade Estadual Paulista, Marília, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378667876

Keywords:

Estética, Música, Dissonância, Melodia

Abstract

No capítulo sobre a música do primeiro volume de O mundo como Vontade e como representação afirma Schopenhauer que a música produz um efeito (Wirkung) “…mais poderoso e penetrante que o das outras artes…” e ainda que esse efeito seria “…no todo semelhante ao das outras artes, apenas mais vigoroso, mais rápido, mais necessário e infalível”. Porém, a condição da experiência estética em geral, para Schopenhauer é, sabidamente, o aquietamento da Vontade. Cabe então perguntar como é possível que a música exerça um efeito poderoso, penetrante e vigoroso sobre o ouvinte sem que a Vontade seja excitada, fato que destruiria por completo a fruição estética. Pretendo tentar responder a essa questão a partir da consideração do capítulo “Sobre os sentidos” do segundo tomo da obra máxima de Schopenhauer, a qual servirá de base para uma reflexão sobre o significado da dissonância musical na estética schopenhaueriana e sobre o papel por ela desempenhado na apreensão da melodia, concebida como forma musical.

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References

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Published

2021-12-28 — Updated on 2022-03-23

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How to Cite

Barros, M. B. (2022). A dor estética. Voluntas: International Journal of Philosophy, 12, e18. https://doi.org/10.5902/2179378667876 (Original work published December 28, 2021)

Issue

Section

Schopenhauer e o pensamento universal