Subjetividade no Segundo Wittgenstein
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378666486Schlagworte:
Subjetividade, Comportamento, WittgensteinAbstract
Este escrito contém a crítica de noções tradicionais de subjetividade realizada pelo assim chamado Segundo Wittgenstein, cujo pensamento se expressa principalmente nas Investigações Filosóficas. Como o próprio Wittgenstein recomenda, as passagens de seu segundo pensamento serão confrontadas às suas primeiras formulações sobre o “sujeito”, que tinham relação íntima com a noção de sujeito em Schopenhauer. Após abordarmos brevemente a concepção de sujeito no Tractatus, apresentaremos três aspectos da crítica wittgensteiniana da subjetividade a partir de suas Investigações. Após isso, comentaremos duas tentativas de se extrair uma formulação positiva da subjetividade em Wittgenstein, realizadas por Chantal Bax e Søren Overgaard. Além de expor o aspecto negativo, ou crítico, das formulações de Wittgenstein sobre a subjetividade, pretendemos responder se o sujeito e a subjetividade, para o Segundo Wittgenstein, podem ser conhecidos, e se é possível extrair uma formulação positiva da subjetividade dos escritos wittgensteinianos.
Downloads
Literaturhinweise
BAKER, G. P.; HACKER, P. M. S. Wittgenstein: rules, grammar and necessity. Volume 2 of an analytical commentary on the Philosophical Investigations. Oxford: B. Blackwell, 1992.
BAX, C. Subjectivity after Wittgenstein: the post-Cartesian subject and the “death of man”. Londres: Continuum, 2011.
JANIK, A.; TOULMIN, S. A Viena de Wittgenstein. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
MAGALHÃES, T. DE O. Sobre certas dissimilaridades entre as Investigações filosóficas de Wittgenstein e o behaviorismo radical de Skinner. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), v. 24, n. 43, p. 175-225, 19 maio 2017.
OLIVEIRA, W. T. Pensamento e Subjetividade em Wittgenstein. Analytica. Revista de Filosofia, 22(1), 141-164, 2019.
OVERGAARD, S. Exposing the conjuring trick: Wittgenstein on subjectivity. Phenomenology and the Cognitive Sciences 3: 263–286, 2004.
RACINE, T.; SLANEY, K. A Wittgensteinian Perspective on the Use of Conceptual Analysis in Psychology. Palgrave Macmillan, 2013.
SCHOPENHAUER, A. O Mundo como vontade e como representação. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
SCHULTE, J. Pictures of the soul. In: RACINE, Timothy. SLANEY, Kathleen. A Wittgensteinian Perspective on the Use of Conceptual Analysis in Psychology. Palgrave Macmillan, 2013.
TER HARK, M. Beyond the Inner and the Outer: Wittgenstein’s Philosophy of Psychology. Dordrecht, Kluwer Academic Publishers, 1990.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Remarks on the Philosophy of Psychology, Vol. I e II. Chicago: University of Chicago Press, 1988.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. 3.ed. 2.reimp. São Paulo: EDUSP, 2001.
WITTGENSTEIN, L. Philosophische Untersuchungen/Philosophical investigations. 4ª ed. Blackwell Publishing, 2009a.
WITTGENSTEIN, L. Philosophy of Psychology – A Fragment. In: WITTGENSTEIN, L., Philosophische Untersuchungen/Philosophical investigations 4ª ed. Blackwell Publishing, 2009b, pp. 182-244.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Últimos Escritos Sobre a Filosofia da Psicologia. 2ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.
Veröffentlicht
Versionen
- 2022-03-16 (2)
- 2021-12-28 (1)
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2021 Voluntas: International Journal of Philosophy
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.
Die Einreichung von Originalen an diese Zeitschrift impliziert seitens der Autoren die Übertragung der Rechte zur gedruckten und digitalen Veröffentlichung. Die Urheberrechte für die publizierten Artikel liegen beim Autor, wobei der Zeitschrift das Recht zur Erstveröffentlicheng zukommt. Die Autoren dürfen dieselben Resultate in anderen Publikationen verwenden, wenn sie deutlich auf unsere Zeitschrift als ursprüngliches Publikationsmedium hinweisen.
Lizenz
Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).