Loucura de amor
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378666981Palavras-chave:
Loucura, Schopenhauer, Machado de Assis, Ofélia, RubiãoResumo
O presente texto examina a definição de loucura de amor em Schopenhauer para, a partir do exemplo literário da personagem Ofélia do Hamlet de Shakespeare, dado pelo Boddhishatva de Frankfurt, fazer uma conexão com a loucura de amor da personagem Rubião do romance Quincas Borba de Machado de Assis.
Downloads
Referências
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação, Tomo I. 2. Ed. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Ed. Unesp, 2015.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação, Tomo II. Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Ed. Unesp, 2015.
SCHOPENHAUER, A. Et in Arcadia ego. Arthur Schopenhauer und Italien. Herausgegeben von Ernst Ziegler. Würzburg: Königshausen & Neumann, 2018.
SPIERLING, V. Arthur Schopenhauer. Hamburg: Junius, 2002.
Publicado
Versões
- 2022-03-23 (2)
- 2021-12-28 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Voluntas: Revista Internacional de Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).