COVID-19: entre a ciência da natureza e a ciência do “espírito”
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378643937Palavras-chave:
Dewey, Moralidade, Ciência, História da Filosofia, Pandemia, COVID-19Resumo
O objetivo do artigo é analisar a interpretação de John Dewey da história da filosofia e de seus problemas para tentar lançar luz sobre o estado de coisas atual, no qual, em meio a uma pandemia de COVID-19, políticos, religiosos e filósofos se confrontam com cientistas numa disputa para determinar quem tem autoridade para determinar como havemos de viver. A distinção que Dewey vê na história da filosofia entre ciências naturais e ciências do “espírito” na modernidade pode indicar a origem desse mal-estar e a resistência da classe “espiritual” em aceitar as orientações da classe dos cientistas.Downloads
Referências
AGAMBEN, G. La invencíon de uma epidemia. In Sopa de Wuhan. ASPO, 2020.
BEDDOW, M. The Fiction of Humanity: studies in the Bildungsroman form Wieland to Thomas Mann. Cambridge: Cambridge University Press, 1982, p. 5.
CORNGOLD, S. Walter Kaufmann: Philosopher, Humanist, Heretic. Princeton: Princeton University Press, 2019, p.248
DEWEY, J. Reconstrução em Filosofia. Tradução de António Pinto de Carvalho. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959, p. 44.
HYPPOLITE, J. Gênese e Estrutura da Fenomenologia do Espírito de Hegel. Tradução de Andrei José Vaczi et al. São Paulo: Discurso Editorial, 1999
KAUFMANN, W. Hegel: a reinterpretation. Notre Dame: University of Notre Dame Press, 1978, p. 115.
MENESES, P. Hegel e a Fenomenologia do Espírito. Rio de Janeiro: Zahar, 2003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).