Sobre as necessidades da razão teórica e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378643379

Palavras-chave:

Necessidades da razão, Fundamento subjetivo/objetivo, Postulados morais

Resumo

Pensar além dos limites do possível conhecimento empírico requer uma razão subjetiva para legitimar seus juízos. De acordo com Kant, esta reside no sentimento de uma "necessidade da razão", que, por sua vez (para distingui-la de impulsos "não-racionais"), deve ser justificado como tal. Para isto, é reclamado um especial "direito da necessidade" da razão, como “fundamento subjetivo para supor e admitir algo [...] que ela com fundamento objetivo não pode presumir saber" [08:137]. Ao contrário da necessidade da razão teórica e da sua satisfação por meras hipóteses ("causa originária"), a necessidade prática da razão é incondicional, porque aqui não só "queremos julgar, mas devemos [...] julgar" [08:139]. – A seguir, as condições específicas deste "dever" - os "postulados" morais – serão examinadas criticamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Hamm, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professor de Filosofia na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Referências

BECK, Lewis White: A Commentary on Kant’s ‚Critique of Practical Reason. Cambridge: Cambridge University Press, 1960.

FÖRSTER, Eckart: Die Wandlungen in Kants Gotteslehre“, in: Zeitschrift für philosophische Forschung 52, 1998, 341–362.

FÖRSTER, Eckart: „The Subject as Person and the Idea of God“, in: Kant’s Final Synthesis. An Essay on the ‚Opus Postumum’. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 2000, 117–147.

GUYER, Paul: „From a Practical Point of View. Kant’s Conception of a Postulate of Pure Practical Reason“. In: Kant on Freedom, Law, and Happiness, Cambridge: Cambridge University Press, 2000, 333–371.

HUTTER, Axel: Das Interesse der Vernunft: Kants ursprüngliche Einsicht und ihre Entfaltung in den transzendentalphilosophischen Hauptwerken. Hamburg: Meiner, 2003.

INSOLE, Christopher: „The Irreducible Importance of Religious Hope in Kant’s Conception of the Highest Good“. Philosophy 83, 2008, 333–351.

KANT, Immanuel: Kants Werke. Akademie-Textausgabe. Berlin: de Gruyter, 1968.

KONHARDT, Klaus: Die Einheit der Vernunft: Zum Verhältnis von theoretischer und praktischer Vernunft in der Philosophie Kants. Königstein: Meisenheim, 1979.

NEIMAN, Susan: The Unity of Reason: Rereading Kant. Oxford: Oxford University Press 1994.

O’NEILL, Onora: „Vindicating reason“, in: Guyer, Paul (Hg.): The Cambridge Companion to Kant, Cambridge: Cambridge University Press, 1992, 280–308.

PRAUSS, Gerold: „Kants Problem der Einheit theoretischer und praktischer Vernunft“, in: Kant- Studien 72, 1981, 286–303.

RICKEN, Friedo: „Die Postulate der reinen praktischenVernunft (122–148)“, in: Höffe, Otfried (Hg.): Immanuel Kant. Kritik der praktischen Vernunft, Berlin: Akademie, 2002, 187–202.

WINTER, Aloysius: „Der Gotteserweis aus praktischer Vernunft: Das Argument Kants und seine Tragfähigkeit vor dem Hintergrund der Vernunftkritik“. In: ders.: Der andere Kant. Zur philosophischen Theologie Immanuel Kants, Hildesheim: Olms

, Kapitel 5, 257–343.

WITTWER, Héctor: „Einige Schwierigkeiten in Kants Lehre von der Unsterblichkeit der Seele“. Studi italo-tedeschi / Deutsch-Italienische Studien XXIV, hg. v. der Akademie Deutsch-Italienischer Studien unter der Leitung v. Roberto Cotteri, Merano, 2004, 57–70.

Publicado

2020-04-15

Como Citar

Hamm, C. (2020). Sobre as necessidades da razão teórica e prática. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 11(1), 164–172. https://doi.org/10.5902/2179378643379