Uma reflexão sobre a temporalidade no "Parmênides" de Platão
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378643314Palavras-chave:
Diálogo Platônico, Temporalidade, Tempo, ParmênidesResumo
A passagem 140e-141d do diálogo Parmênides nos remete a uma das conseqüências lógicas em relação ao “um”, isto é, estar fora do tempo, como parte da demonstração argumentativa do filósofo eleata ao admitir a primeira hipótese de que “o um é” e as conseqüências disso para si mesmo. Aceitar a existência do “um” implica, segundo o método de análise utilizado por Parmênides, verificar cada uma das hipóteses possíveis nesses casos, em relação às suas predicações, para si e para outras coisas. Igualmente, o mesmo exercício deve ser feito se a hipótese for oposta, “se o um não é”. Como podemos identificar na estrutura do diálogo nesta parte, duas hipóteses são levantadas em que “o um é” e suas nove consequências; no primeiro movimento (137c-142a), as possíveis predicações para este são negadas, e no segundo movimento (142b-155e) tais predicações e seus desdobramentos são reconhecidos. É a partir desse posicionamento que desenvolvemos nossa análise sobre a questão da temporalidade presente no diálogo e suas implicações metodológicas e teóricas.Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BENOIT, Hector. Platão e as temporalidades: a questão metodológica. São Paulo: Annablume, 2015.
BENOIT, Hector. A Odisseia de Platão: as aventuras e desventuras da dialética. São Paulo: Annablume, 2017.
BRISSON, Luc. Introdução à Filosofia do Mito. São Paulo: Paulus, 2014.
BRISSON, Luc. Leituras de Platão. Porto Alegre: Edipucrs, 2003.
DROZ, Geneviève. Os Mitos Platônicos. Mira-Sintra: Publicações Europa-América, 1992.
GRIMAL, Pierre. Mitologia grega. Porto Alegre: L&PM, 2010.
IGLÉSIAS, M. & RODRIGUES. F. Platão. Parmênides. Rio de Janeiro/São Paulo: PUC/Loyola, 2003.
KIRK, G. S.; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M. Os filósofos pré-socráticos. 4 ed. Trad. C. A. L. Fonseca. Lisboa: Fundação
Calouste Gulbenkian, 1994.
McKIRAHAN, Richard. A Filosofia antes de Sócrates – Uma introdução com textos e comentários. Trad. E. W. Pereira. São Paulo: Paulus, 2013.
PEREIRA FILHO, Gérson. Uma filosofia da história em Platão – o percurso histórico da cidade platônica de As Leis. São Paulo: Paulus, 2009.
PRADEAU, Jean-François. Les Mythes de Platon. Paris: GFlammaion, 2004.
PUENTE, Fernando Reys. Ensaios sobre o tempo na filosofia antiga. São Paulo: Annablume, 2010.
SANTOS, José Trindade. Parmênides, Da Natureza. Brasília: Thesaurus, 2000.
SCHÄFER, Christian (Org.). Léxico de Platão. São Paulo: Loyola, 2012.
SPINELLI, Miguel. Filósofos pré-socráticos – Primeiros mestres da filosofia e da ciência grega. Porto Alegre: Edipucrs, 1998.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).