“Só quem sabe onde é Luanda saberá lhe dar valor”: a tradição oral como herança ancestral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378639887

Palavras-chave:

Tradição oral, Saberes ancestrais, Práticas educativas

Resumo

O objetivo desse trabalho foi refletir sobre a importância da Tradição Oral tal como as possibilidades de esta se fazer presente nas práticas educativas brasileiras, provocado pelas experiências do estágio realizado na Escola Primária 16 de Junho, em Luanda, Angola, através do Programa de Intercâmbio Estudantil. Baseando-se em pesquisas bibliográficas de autores que dedicaram seus estudos à temática da tradição oral africana e seus desdobramentos, buscamos perceber a tradição africana não apenas como rica em aspectos históricos, mas como instrumento de conhecimento cultural que permeiam uma sociedade. Os aportes teóricos trazidos pretendem ampliar nosso olhar sobre o legado de culturas predominantemente orais que não se esvaziam de ensinamentos. Tais considerações nos ajudam a perceber que as várias práticas culturais negras desenvolvidas em nosso país abarcam as práticas e saberes africanos. Tido como um continente da palavra falada, a África reconhece a palavra como instrumento de preservação dos saberes ancestrais. A palavra é sagrada e composta de força vital. Na educação, a palavra, a oralidade, se faz presente, tal como na tradição oral. A oralidade, elemento da tradição, é mediadora das relações sociais, políticas, econômicas e culturais. Assim, concluímos pensando uma educação que através dos ensinamentos da tradição oral africana contribua para um conhecimento no qual o ser se envolve na totalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julvan Moreira de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Professor do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Kelly de Lima Farias, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

Graduada em Pedagogia pela Univerisdade Federal de Juiz de Fora

Referências

BÂ, Amadou Hampâté. A tradição viva. In: ZERBO, Joseph Ki (org). História Geral da África I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010.

BÂ, Amadou Hampâté. Confrontações culturais: entrevista concedida a Philippe Decraene. THOT, nº 80, abr 2004, p. 03-12.

FÉLIX, João Batista de Jesus. Hip Hop: cultura e política no contexto paulistano. Curitiba: Apris, 2018.

LEITE, Ana Mafalda. Oralidades e Escritas nas Literaturas Africanas. Lisboa: Edições Colibri, 2014.

MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada/Alfabetização e Diversidade, 2005.

NUNES, Cícera. A cultura de base africana e sua relação com a educação escolar. Revista Metáfora Educacional, nº 10, jun. 2011. p. 38-50. Disponível em: <http://www.valdeci.bio.br/revista.html>. Acesso em: 01 dez. 2016.

NUNES, Susana Dolores Machado. A milenar arte da oratura angolana e moçambicana: aspectos estruturais e receptividade dos alunos portugueses ao conto africano. Porto: Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, 2009. E-book;

CEAUP Edições eletrônicas. Disponível em: <http://www.africanos.eu/ceaup/uploads/EB015.pdf>. Acesso em 01 set. 2016.

OLIVEIRA, Julvan Moreira de. Africanidades e educação: ancestralidade, identidade e oralidade no pensamento de Kabengele Munanga. Tese de Doutorado - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 de novembro de 2016.

OLIVEIRA, Julvan Moreira de; NASCIMENTO, Sérgio Luis do. A Construção do Legado: a negação de uma epistemologia filosófica africana. Revista ABPN, vol. 8, nº 19. Mar-Jun 2016, p. 177-194. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/31>. Acesso em: 11 de agosto de 2018.

PAULA Jr, Antônio Filogênio de. Educação e Oralidade na Cultura Negra no Brasil. Piracicaba: UNIMEP, 2013.

PAULA Jr, Antônio Filogênio de. Educação e oralidade no oeste africano pela representação de Amadou Hampâté Bâ. 2014. 158 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba: SP,

RIBAS, Oscar. Temas da vida angolana e suas incidências. Luanda: Edições Chá de Caxinde, 2002.

ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. A Pedagogia da Tradição: as dimensões do ensinar e do aprender no cotidiano das comunidades afro-brasileiras. Revista Paidéia, ano 8, nº 11, jul-dez 2011, p. 31-52.

SILVA, Acildo Leite da. Memória, tradição Oral e a afirmação da identidade étnica. GT: Afro-brasileiros e educação. 27ª Reunião da ANPED, 2006. Disponível em: <http://27reuniao.anped.org.br/gt21/t211.pdf>. Acesso em: 11 de agosto de 2016.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Oliveira, J. M. de, & Farias, K. de L. (2019). “Só quem sabe onde é Luanda saberá lhe dar valor”: a tradição oral como herança ancestral. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 10, 43–64. https://doi.org/10.5902/2179378639887