“A gênese da ideia de tempo”, de Henri Bergson
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179378639774Resumo
A presente tradução refere-se à resenha de Henri Bergson ao livro de Jean-Marie Guyau, La genèse de l'idée de temps (1890). Nesse texto, Bergson recepciona a obra de Guyau contrastando-a às suas próprias ideias em desenvolvimento sobre a temática do tempo e sua relação com a consciência e a memória.
Downloads
Referências
BERGSON, Henri. La genèse de l’idée de temps. Revue Philosophique de la France et de l’Étranger, Paris, t. 31, jan.-juin, 1891, pp. 185-190.
FOUILLÉ, Alfred. La psychologie des idées-force. Tomo 2. Paris: Félix Alcán, 1893.
GUYAU, Jean-Marie. La genèse de l’idée de temps: avec une introduction par Alfred Fouillée; Paris: Félix Alcán, 1890.
GUYAU, Jean-Marie. A gênese da ideia de tempo e outros escritos. Trad. Regina Schöpke & Mauro Baladi. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.
A Voluntas é um periódico de acesso aberto sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).