Meu corpo, minha vontade, minha dança

Autores

  • Daniele da Silva Faria Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378634123

Palavras-chave:

Corpo, Principium individuationis, Dança

Resumo

Tendo sido convidada a palestrar na quarta edição do colóquio “Para saber mais Schopenhauer”, realizado na cidade de Campinas, São Paulo, Brasil, no corrente ano, elaborei uma breve comunicação, dado o limite de tempo, sobre o conceito de corpo na teoria metafísica de Schopenhauer. No entanto, no primeiro dia desse encontro, assistimos a duas conferências acerca da metafísica do belo, especificamente a respeito da hierarquia das artes e da metafísica da música. Depois da exposição de um dos palestrantes sobre essa hierarquia, foi aberto um tempo determinado para perguntas. Nesse tempo levantei a seguinte questão: onde se situa a dança na hierarquia schopenhaueriana? Muitos dos presentes arriscaram seus palpites, especularam, mas nenhum foi provedor de uma resposta satisfatória o bastante. Como havia dois dias até a data de minha conferência no encontro, resolvi pensar essa questão e arriscar minhas próprias conclusões, ainda que prematuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele da Silva Faria, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

Mestranda PPGFIL – UFSCar.

Referências

SCHOPENHAUER, Arthur. Sämtliche Werke. Editadas e comentadas criticamente por Wolfgang Frhr. Von Löhneysen. Darmstadt, Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1974.

SCHOPENHAUER, Arthur. Fragmentos para a História da Filosofia. Tradução Maria Lucia Cacciola. São Paulo: Iluminuras, 2003.

SCHOPENHAUER, Arthur. O Mundo Como Vontade e Como Representação. Trad. Jair Lopes Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

JANAWAY, Christopher (org.). The Cambridge Companion to Schopenhauer. Cambridge: University Press.

PLATON. Oeuvres Complètes. Tome XI (1a. parte). Paris: Les belles lettres, 1992.

Downloads

Publicado

2010-12-01

Como Citar

Faria, D. da S. (2010). Meu corpo, minha vontade, minha dança. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 1(2), 48–67. https://doi.org/10.5902/2179378634123

Edição

Seção

Estudos Schopenhauerianos