A QUALIDADE DOS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA BIBLIOTECA SETORIAL DO CCSH/UFSM SOB A VISÃO DE SEUS USUÁRIOS

Autores

  • Luciana Corrêa Vieira
  • Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga

Palavras-chave:

qualidade em serviços, avaliação da qualidade, satisfação dos usuários, bibliotecas universitárias

Resumo

As organizações públicas estão inovando ao focar suas ações para as necessidades e expectativas dos cidadãos, na busca de excelência na prestação dos serviços. As bibliotecas universitárias, inseridas nesse contexto, estão realizando pesquisas para conhecer a percepção de qualidade dos seus usuários, no sentido de aproximar a prestação dos serviços às suas expectativas. Este artigo se originou de uma pesquisa de cunho quantitativo, que buscou conhecer a qualidade percebida pelos usuários dos serviços oferecidos pela Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM, contribuindo para o melhor atendimento das necessidades e expectativas dos seus usuários. A coleta de dados foi feita mediante a aplicação de questionários aos usuários internos (docentes, alunos e técnicos-administrativos) e externos da referida biblioteca. A análise dos dados permitiu conhecer a opinião dos usuários com relação aos serviços oferecidos pela BSCCSH, avaliando a qualidade dos serviços pela comparação entre as expectativas (importância) e percepções (satisfação) dos usuários. Dentre os resultados, salienta-se a insatisfação dos usuários com relação ao acervo bibliográfico atualizado e com os equipamentos de informática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Corrêa Vieira

Bel. em Arquivologia/UFSM/RS. Especialista em Administração e Gestão Pública/UFSM/RS - Servidora Técnico-Administrativa/Biblioteca Setorial do CCSH/UFSM

Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga

Orientadora, Mestre em Engenharia da Produção/UFSM/RS - Professora Assistente do Departamento de Ciências Administrativas/UFSM.

Downloads

Como Citar

Vieira, L. C., & Madruga, L. R. da R. G. (2009). A QUALIDADE DOS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA BIBLIOTECA SETORIAL DO CCSH/UFSM SOB A VISÃO DE SEUS USUÁRIOS. Revista Sociais E Humanas, 20, 261–278. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/845

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)