O USO DA “FERRAMENTA DE FLUXOGRAMA ANALISADOR DO MODELO DE ATENÇÃO” PARA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS COM BASE NAS COMPETÊNCIAS NO SETOR DE INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA DO HUSM

Debora Luiza dos Santos, Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga

Resumo


As limitações encontradas na consolidação da proposta universalizante de um Sistema Único de Saúde, desde de sua regulamentação em 1988 até os dias atuais, emanem diversos questionamentos acerca dos elementos que definem as ações em saúde. As configurações do  trabalho em saúde são, ao lado das características macroestruturais da organização da atenção, importantes definidoras do modelo tecnoassistencial em saúde reproduzido em um dado serviço ou instituição.  Logo, este estudo teve como objetivo analisar o trabalho em saúde  através do uso da ferramenta “fluxograma Analisador do Modelo de Atenção” proposto por Merhy(1997), identificando competências requeridas aos profissionais nas diferentes etapas da produção de saúde, do setor de Internação Pediátrica do Hospital Universitário de Santa Maria(HUSM), para elaboração de uma gestão estratégica de pessoas. Foi utilizada uma  abordagem qualitativa na construção e análise do fluxograma, por meio da observação participante do “dia a dia” no setor, acrescido da contribuição da equipe multiprofissional que ali atua. As competências necessárias aos trabalhadores de saúde para que atuem na produção de saúde primando pela universalização e integralidade da assistência significa, identificadas neste estudo, constituem-se na base para uma gestão estratégica de pessoas, para consolidação dos ideais do SUS

Palavras-chave


Gestão estratégica de pessoas, gestão por competências, trabalho em saúde, modelo tecnoassistencial de atenção

Texto completo:

PDF




 

Revista Sociais e Humanas (ISSN online 2317-1758)

Universidade Federal de Santa Maria | Centro de Ciências Sociais e Humanas

Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

E-mail: revistaccsh@gmail.com | Telefone: (55) 32208522


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.