INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES DE TRABALHO: O CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Elaide Terezinha Hundertmarck Minato, Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga

Resumo


Este artigo aborda aspectos relacionados às mudanças e transformações enfrentadas pelas organizações no mundo do trabalho nas últimas décadas. Atualmente, tem-se observado o crescimento das exigências por um trabalho competente e o quanto as pessoas esforçam-se para atender tais expectativas, o que potencializa a importância da competência emocional, e suas decorrências para o relacionamento no ambiente de trabalho, ciente da grande importância dada à Inteligência Emocional na realização de qualquer atividade e, em especial, nas relações em uma instituição pública de ensino superior. Buscou-se identificar a importância atribuída pelas pessoas à inteligência emocional no trabalho no cotidiano dos Servidores Técnicos Administrativos da Universidade Federal de Santa Maria. Participaram da pesquisa 23 servidores matriculados no Curso de Capacitação em Relações de Trabalho e Desenvolvimento Pessoal, realizado no período de setembro à dezembro de 2006, no Centro de Ciências da Saúde dessa Universidade. O instrumento de pesquisa constituído de perguntas abertas e questionário estruturado indicou que os entrevistados apresentam Inteligência Emocional desenvolvida e conceituam: competência como realizar as tarefas da melhor maneira possível, cumprir com os compromissos, ter responsabilidade e dedicação, procurando mantê-los integrados no grupo; qualidade como trabalhar eficientemente em um ambiente onde todos possam interagir e atender às necessidades e expectativas das pessoas para as quais trabalham e realização profissional como obter novos conhecimentos, ter o seu esforço reconhecido, através da comunicação e atenção por parte de colegas e superiores; fazer o que gosta, envolver as pessoas com motivação, proporcionando novos desafios.


Palavras-chave


Inteligência emocional, competência, realização profissional, serviço público.

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