Motivação e criatividade: a percepção dos técnico-administrativos do CCSH/UFSM

Autores

  • Jane Santos da Silva
  • Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga

Palavras-chave:

Motivação, criatividade, setor público.

Resumo

 Considerando a importância da motivação e da criatividade, e tendo em vista que ambas são necessárias, para o bom desempenho das pessoas em seus respectivos trabalhos, o presente artigo procura verificar a relação entre a motivação e a criatividade, analisando o grau de influência da motivação na criatividade dos técnico-administrativos do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria. Com o objetivo de investigar esta temática realizou-se uma pesquisa, em outubro de 2006, junto ao corpo técnico-administrativo do referido Centro de ensino da UFSM, por meio da aplicação de questionários, para estabelecer o que motiva os técnicos administrativos, com base na teoria das necessidades de McClelland, e os níveis de criatividade, com base nos resultados do teste de criatividade proposto por Maria Inês Felippe. Constatou-se, na teoria, que a motivação repercute na criatividade, sendo um dos mecanismos que desencadeiam o processo criativo. No grupo pesquisado, percebeu-se que predomina a necessidade de poder e níveis medianos de criatividade. Dentre os fatores motivacionais, o poder é o que mais motiva, mas a maioria dos técnicos administrativos não possui cargos de chefias ou posições de poder dentro da Instituição o que repercute nos níveis medianos de criatividades apresentados, desta forma constamos na prática a influência da motivação na criatividade. O estudo mostrou também que as mulheres têm mais necessidade de poder do que os homens e ambos têm nível de criatividade mediano. Além disso, ficou evidenciado que os homens têm necessidades de poder e afiliação equilibradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Santos da Silva

Servidora Técnico-Administrativa/UFSM. Especialista em Administração e Gestão Pública da UFSM, Graduada em Matemática – Licenciatura Plena, em 1999 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga

Orientadora, Mestre Engenharia de Produção pela UFSM em 1994, Doutoranda em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), professora do Curso de Graduação em Administração e do Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública da UFSM.

Downloads

Como Citar

Silva, J. S. da, & Madruga, L. R. da R. G. (2009). Motivação e criatividade: a percepção dos técnico-administrativos do CCSH/UFSM. Revista Sociais E Humanas, 20, 23–40. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/826

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)