A MODERNIDADE ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE SAÚDE E DE ENSINO

Autores/as

  • José Mariano Feltrin
  • Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga

Palabras clave:

Modernidade, Gestão, Organização.

Resumen

As mudanças e transformações que estão ocorrendo no mundo, nas últimas décadas, resultantes da evolução do conhecimento, da aceleração das inovações tecnológicas, da globalização da economia, entre outras, impõe às pessoas e às organizações, adaptações e respostas rápidas para fazer frente aos atuais e futuros desafios. A questão da modernidade surge, nas organizações, como forma de preparação (por meio da adoção de estruturas, estratégias, políticas e práticas de gestão) para enfrentar o novo cenário. Este estudo se propôs investigar, por meio de uma pesquisa de campo envolvendo a aplicação de 48 questionários, a percepção das chefias de serviço, acerca dos indicadores de modernidade administrativa e das práticas de gestão de pessoas, da organização em que atuam. Quanto aos resultados, encontrou-se um baixo grau de modernidade para o conjunto dos indicadores avaliados, indicando que as chefias não estão plenamente satisfeitas. Dos indicadores menos satisfatórios, destacam-se os relacionados à avaliação de desempenho e ao sistema de remuneração. Entre os mais satisfatórios, estão as políticas e práticas de recursos voltadas à capacitação e ao desenvolvimento das pessoas, bem como aquelas que estimulam o autodesenvolvimento e a aprendizagem contínua.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Mariano Feltrin

Acadêmico do Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública - UFSM/RS - Servidor Técnico Administrativo/Hospital Universitário de Santa Maria/UFSM. E-mail: jmf@smapontocom.com.br.

Lucia Rejane da Rosa Gama Madruga

Orientadora, Mestre em Administração / UFSM - Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas/UFSM.

Cómo citar

Feltrin, J. M., & Madruga, L. R. da R. G. (2009). A MODERNIDADE ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE SAÚDE E DE ENSINO. Revista Sociais E Humanas, 21(2), 85–101. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/763

Número

Sección

Artigos Livres

Artículos más leídos del mismo autor/a