Democracia e comunicação política em tempos de pós-verdade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175874584

Palabras clave:

Comunicação política, Democracia, Pós-verdade, Redes sociais digitais

Resumen

O acesso cada vez mais frequente às redes sociais digitais vem provocando um novo modus operandi para a prática da comunicação e do conflito político. O objetivo deste artigo é investigar e refletir sobre esse processo de mudança, tão caro para as regras do jogo democrático. O método empregado é comparativo, com análises descritivas e explicativas, e se vale de dados do Consórcio Latinobarómetro e da Pesquisa Mundial de Valores (WVS). A hipótese é que o deslocamento do conflito político para estas novas ferramentas têm contribuído para que as estratégias de comunicação que atuem na relativização dos fatos políticos e na desconstrução de narrativas tradicionais ganhem espaço. As redes sociais digitais alteram gradativamente a lógica da comunicação no conflito político, e respondem por parte do desconforto causado atualmente nas democracias liberais ao promover canais para a evasão de narrativas oriundas do autoritarismo populista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Hoffmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doctorando en el Programa de Posgrado en Ciencias Políticas de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul, Magíster en Ciencias Políticas de la Universidad Federal de Pelotas y Licenciado en Ciencias Políticas de la Universidad Luterana de Brasil. Es investigador asociado al Centro Latinoamericano de Estudios en Cultura, Investigador del World Values ​​Survey Brasil e investigador del grupo Medios y Complejidad en las Sociedades Contemporáneas (ULBRA), todos vinculados al CNPQ.

 

Everton Rodrigo Santos, Universidade Feevale

É Doutor e Mestre em Ciência Política também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É vinculado ao Grupo do CNPQ Pesquisa Mundial de Valores e ao grupo de Pesquisa CNPQ Capital Social e Desenvolvimento Sustentável na América Latina (UFRGS), CNPQ/Metropolização e Desenvolvimento Regional da Universidade (Feevale). Professor e Pesquisador na Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na linha de pesquisa de Inclusão Social e Políticas Públicas.

Citas

BAUMAN, Zygmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

CARR, Nicholas. Is google making us stuping?: what the internet is doing to our brains. 2008. The Atlantic. Disponível em: https://www.theatlantic.com/magazine/archive/2008/07/is-google-making-us-stupid/306868/. Acesso em: 24/08/2023.

CONTRAFOGOS: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

CONVERSE, Philip E. The nature of belief systems in mass public (1964). Critical Review, v. 18, n. 1-3, p. 1-74, 2006.

DAHL, Robert A. A moderna análise política. Rio de Janeiro: Lidador, 1970.

DEIBERT, Ronald J. Reset: reclaiming the internet for civil society. Toronto: House of Anansi Press, 2020.

DEMOCRATIC deficit: critical citizens revisited. Spring: Cambridge University, 2011.

FOA, Roberto Stefan. Why strongman win in weak states. Journal of Democracy, v. 32, n. 1, p. 52 - 65, jan., 2021.

FUKUYAMA, Francis. Make the internet safe for democracy. Journal of Democracy, v. 32, n. 2, p. 37 - 44, apr., 2021.

HARRIS, Tristan. How technology is hijacking your mind — from a magician and Google design ethicist. 2016. Medium. Disponível em: https://medium.com/thrive-global/how-technology-hijacks-peoples-minds-from-a-magician-and-google-s-design-ethicist-56d62ef5edf3. Acesso em: 07/08/2023.

HART, Michael, H. As 100 maiores personalidades da história: uma classificação das pessoas que mais influenciaram a história. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.

HERMET, Guy. A democracia. Lisboa: Ed. Piaget, 1997.

HOFFMANN, Fábio; SANTOS, Everton Rodrigo. Os jingles como formas simbólicas estratégicas de persuasão político-eleitoral. Cadernos do Tempo Presente, v. 8, n. 4, p. 27-38, jul.-dez., 2017.

HOW social media is ruining politics. 2015. Politico. Disponível em: https://www.politico.com/magazine/story/2015/09/2016-election-social-media-ruining-politics-213104?paginate=false. Acesso em: 22/08/2023.

WHY Trump tweets (and why we listen). 2018. Politico. Disponível em: https://www.politico.com/magazine/story/2018/01/26/donald-trump-twitter-addiction-216530. Acesso em: 06/08/2023.

IDEOLOGIA e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2011.

IN Praise of skepticism: trust but vefiry. New York: Oxford University Press, 2022.

INGLEHART, Ronald. The cultural backlash: Trump, Brexit e and the rise of authoritarianism populism. New York: Cambrige University Press, 2019.

INGLEHART, Ronald; NORRIS, Pippa. Trump and the populist authoritarian parties: the silent revolution in reverse. Perspectives on Politics, v. 15, n. 2, p. 443-454, jun., 2017.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KEYES, Ralph. The post-truth era: dishonesty and deception in contemporary life. Londres: Macmillan, 2004.

LEFORT, Claude. A invenção democrática: os limites da dominação totalitária. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1987.

LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Editora Barcarolla, 2004.

LYNCH, Marc. After the arab spring; how the media trashed the transitions. Journal of Democracy, v. 26, n. 4, p. 90 - 99, oct., 2015.

MARKOFF, John. Democracia: transformações passadas, desafios presentes e perspectivas futuras. Sociologias, vol. 15, n. 32, p. 18-50, 2013.

MENDONÇA, Daniel de. Antagonismo como identificação política. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 9, p. 205-228, sept./dec., 2012.

MORAIS, Jennifer Azambuja de; COSTA, Andressa Liegi Vieira; Bernardi, Ana Julia Bonzanini. Populismo, polarização política e a pandemia do coronavírus: Donald Trump e a opinião pública nos Estados Unidos. Debates, v. 14, n. 3, p. 126 - 149, set.-dez., 2020.

MORRIS, Dick. Jogos de poder. Rio de Janeiro: Record, 2004.

NORRIS, Pippa. The Growth of critical citizens?. In: Norris, P. (ed.). Critical citizens: global support for democratic governance. New York: Oxford University Press, 1999.

POLIARQUIA: participação e oposição. São Paulo: Edusp, 2012.

SOBRE a democracia. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2003.

THOMPSOM, John B. O escândalo político: poder e visibilidade na era da mídia. Petrópolis: Vozes, 2002.

TILLY, Charles. Democracia. Petrópolis: Ed. Vozes, 2013.

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Hoffmann, F., & Santos, E. R. (2023). Democracia e comunicação política em tempos de pós-verdade. Revista Sociais E Humanas, 36(1), e74584. https://doi.org/10.5902/2317175874584