O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO INTERFERINDO NA MOTIVAÇÃO E COMPETÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DA UFSM
Keywords:
motivação, mudança, competência.Abstract
Este estudo assinala a importância da educação na produção do conhecimento para as mudanças na universidade. Verifica a evolução dos funcionários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) após terem efetuado o Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública/CCSH/UFSM. O objetivo é o de destacar as principais transformações percebidas pelos servidores da UFSM após o processo de qualificação proporcionado pelo Curso no que diz respeito à sua motivação e competência. O público alvo da pesquisa foram vinte e seis alunos/servidores. O questionário fechado foi aplicado no mês de novembro/2006. Os resultados indicaram que o curso contribuiu para o desenvolvimento de novos conhecimentos e que a necessidade de poder não é o maior fator motivacional para o grupo. O Curso foi um fator motivacional e a motivação afeta a produtividade e comportamento dos alunos/servidores. Além disso, representou uma possibilidade de autodesenvolvimento e contribuiu para o desenvolvimento de novas habilidades, atitudes e que tecnologia da informação não é tudo para o trabalhador/servidor. A questão financeira apresentou baixa valorização, pois os ganhos econômicos proporcionados pelo curso não são mais importantes que o autodesenvolvimento, denotando que o incentivo econômico não é o principal componente da motivação. O desvio padrão indicou certa homogeneidade nas respostas, o desvio padrão variou de 1,06 a 1,88. Constatou-se a necessidade de se prosseguir nos estudos desse tema para que sejam ampliadas as possibilidades de utilização de motivação e competência pelos servidores da Universidade.Downloads
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How to Cite
Campagner, M. C., & Madruga, L. R. da R. G. (2009). O PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO INTERFERINDO NA MOTIVAÇÃO E COMPETÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DA UFSM. Revista Sociais E Humanas, 20, 41–52. Retrieved from https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/827
Issue
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Artigos Livres