Desigualdade de oportunidades no ensino superior: um estudo de caso dos estudantes da Universidade Federal de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672539885

Palavras-chave:

Desigualdade de oportunidades educacionais, Cotistas, Background social, Cursos superiores, Status

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos do background social no processo de escolha de cursos superiores entre estudantes da Universidade Federal de Pernambuco, com enfoque nos cotistas matriculados em 2017, mediante o uso de um modelo de regressão linear múltipla. Com o uso do International Socio-Economic Index of Occupational Status (ISEI), uma escala métrica internacional que mede status de ocupações, determinadas variáveis do background social do aluno foram testadas, tendo em vista as desigualdades de oportunidades educacionais (DOE) apontadas por Carlos Antonio Ribeiro e Sérgio Costa Ribeiro, com o intuito de se analisar uma possível desigualdade no processo de escolha de cursos entre os estudantes. Como resultados, apontam-se o sexo dos estudantes, as notas no Enem e a modalidade de concorrência como as características mais impactantes na escolha de cursos de maiores ou menores status.

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Biografia do Autor

Clara de Lima Hordonho, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Ciências Sociais- bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2018, atualmente é discente do programa de pós-graduação em Sociologia da UFPE e pesquisadora no Observatório do Mercado de Trabalho de Pernambuco (OMT-PE). Tem interesse nas áreas temáticas de estratificação e mobilidade social, ensino superior, políticas afirmativas e metodologia quantitativa.

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Publicado

2021-12-20 — Atualizado em 2021-12-22

Versões

Como Citar

Hordonho, C. de L. (2021). Desigualdade de oportunidades no ensino superior: um estudo de caso dos estudantes da Universidade Federal de Pernambuco. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 10(2), 38–64. https://doi.org/10.5902/2236672539885 (Original work published 20º de dezembro de 2021)

Edição

Seção

Artigos