A proposta de emenda à Constituição 99/2011 da Frente Parlamentar Evangélica e suas implicações no Estado laico brasileiro.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672525350Palavras-chave:
Comportamento Político, Poder Legislativo, Frente Parlamentar Evangélica, Laicidade, Secularização.Resumo
O objetivo deste artigo é realizar uma análise da Proposta de Emenda à Constituição número 99 de 2011 e, em seguida, uma problematização a respeito de suas implicações para o Estado brasileiro a partir das noções de secularização e laicidade. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma análise do conteúdo e da tramitação da Proposta de Emenda Constitucional 99 de 2011, dos posicionamentos de alguns dos atores envolvidos no debate e das implicações da proposta para a laicidade do Estado. Como resultado, acredita-se que a proposta apresentada pelo Presidente da Frente Parlamentar Evangélica, embora permita a criação de garantias à preservação da liberdade de culto, também produz alguma tensão em relação aos limites da laicidade do Estado e sua tramitação sugere que o processo legislativo ainda não enfrentou adequadamente a problematização de tal tensão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).