Apresentação do Dossiê.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672525346Resumo
O fenômeno religioso, suas con gurações e seu lugar social são temas abordados por uma parte considerável das teorias sociais ao longo da história. Particularmente, no que se refere às sociedades ocidentais modernas, a temática em torno da religião conduz, em boa medida, à busca pela compreensão das articulações entre a religião e as demais esferas sociais diante das modificações produzidas pela modernidade. Nesse contexto, destacam-se, como recursos analíticos, as noções de secularização e laicidade. Sem perder de vista as divergências analíticas a respeito do conceito de secularização, a perspectiva segundo a qual o processo de racionalização ocidental produziu uma emancipação das esferas sociais em relação à esfera religiosa torna o conceito uma ferramenta preciosa na análise da relação entre religião e esfera pública. Por outro lado, considerando o caráter intrincado da noção de laicidade e suas diferentes configurações nos países ocidentais, faz-se necessário problematizar as diferentes articulações entre religião, Estado e esfera pública. Com base na necessidade de compreender o lugar atual da religião e suas relações com as demais esferas sociais, temos a satisfação de apresentar este número da Século XXI: Revista de Ciências Sociais com o Dossiê: secularização e laicidade: controvérsias públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).