Metamorfoses ambulantes: um estudo sobre as bases eleitorais do PTB, MDB/PMDB, PSDB e PT.

Auteurs

  • Gustavo André Aveline Müller Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236672521603

Mots-clés :

clivagens, Estado, variação eleitoral, partidos de esquerda, clientelismo.

Résumé

O objetivo deste estudo é verificar a existência de um deslocamento regional do eleitorado dos partidos progressistas que, em momentos históricos distintos, tiveram a oportunidade de ocupar a presidência da República. Para tanto parte-se da hipótese que a máquina do governo federal dá aos partidos políticos uma imensa margem de recursos para implementação de políticas clientelistas que tornam as regiões menos desenvolvidas, sócio e economicamente, mais dependentes dos recursos estatais. Desta forma, complementando a hipótese orientadora desta pesquisa, assumimos que os partidos de esquerda nascem com bases eleitorais no Sul e Sudeste, e após a sua passagem pelo poder, deslocam-se eleitoralmente para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os indicadores utilizados foram, o percentual de votos obtidos por cada partido em tela nas eleições legislativas federais e estaduais nas cinco macrorregiões, a variação eleitoral entre a eleição presidencial e a subsequente e a correlação de Pierson considerando-se as variáveis “governo e “oposição”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Gustavo André Aveline Müller, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

Doutor em Ciência Política; Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Téléchargements

Publiée

2015-12-29

Comment citer

Müller, G. A. A. (2015). Metamorfoses ambulantes: um estudo sobre as bases eleitorais do PTB, MDB/PMDB, PSDB e PT. Século XXI: Revue Des Sciences Sociales, 5(2), 279–311. https://doi.org/10.5902/2236672521603