Programa de Educação Tutorial indígena ñande reko UFSM: relato da construção de uma experiência de inclusão universitária.

Autores/as

  • Ceres Karam Brum Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • André Luis Ramos Soares Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672511224

Palabras clave:

Ensino superior, Políticas públicas, Estudantes indígenas, Educação tutorial.

Resumen

O texto se propõe a relatar e analisar a experiência que estamos vivenciando desde 2010, com a entrada de estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, no Rio Grande do Sul. O conjunto de políticas públicas brasileiras destinadas a inclusão universitária de estudantes negros, indígenas e egressos de escolas públicas vem alavancando na UFSM um conjunto de ações institucionais para garantir seu acesso e permanência, tais como a criação do Observatório de Ações Afirmativas, Comissão de Acessibilidade, a Comissão de Implementação, Apoio e Permanência de Alunos Indígenas - CIAPFAI, entre outros. Aqui objetivamos enfocar as relações entre nossos primeiros estudantes indígenas e atores institucionais em suas interlocuções e impactos das políticas educacionais na sua formação. Para tanto, abordaremos o trabalho que vem sendo desenvolvido com estudantes indígenas que fazem parte do Pet indígena Ñande Reko. Trata-se de um programa de educação tutorial na modalidade Conexões de Saberes que vem sendo financiado pelo MEC desde 2011, e que conta atualmente com 7 estudantes indígenas de diversas etnias e cursos de graduação.

 

http://dx.doi.org/10.5902/2236672511224


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Publicado

2013-10-30

Cómo citar

Brum, C. K., & Soares, A. L. R. (2013). Programa de Educação Tutorial indígena ñande reko UFSM: relato da construção de uma experiência de inclusão universitária. Século XXI: Revista De Ciencias Sociales, 3(1), 149–184. https://doi.org/10.5902/2236672511224