Educação Kaingang: o “formal” e o “informal” na escola da aldeia em São Leopoldo, RS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672511220Keywords:
Educação Indígena, Escola, Indígena, Kaingang, São Leopoldo.Abstract
Neste trabalho, por meio da metodologia etnográfica, abordar-se-á o significado da educação para o grupo Kaingang na cidade de São Leopoldo. Inicialmente, buscou-se literatura sobre a temática, pertinentes a aspectos da organização social desta população, processos socioculturais, educacionais, assim como referências sobre a relação desta população e as imposições da escola no século XX. Em seguida, apresentaremos o processo de materialização da aldeia Põr Fi Ga e a batalha para a escola Kaingang. Com isso, analisaremos o significado da escola na aldeia para professores e lideranças indígenas, contrastando o mesmo com o discurso da equipe diretiva da escola “regular” – cuja escola da aldeia é vinculada. Conclui-se que, apesar da escola na aldeia ser vinculada e não totalmente independente, as práticas escolares postas pelos professores e comunidade carregam os processos educativos não formais para o interior da instituição.
http://dx.doi.org/10.5902/2236672511220
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
1. Authors keep the copyrights and allow the journal the right of first publishing, having the paper simultaneously licensed by Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the article – copyright recognized - and first publishing in this journal.
2. The journal is allowed to require the copyrights transfer, allowing the article to be used under noncommercial purposes, including the right to send the paper to Free Access or Paid databanks, not assuming the obligation to pass on the value charged from users to the authors.
3. Authors are allowed to take additional contracts separately for nonexclusive distribution of the paper’s version published in this journal (e.g. publishing in institutional repository or as book chapter), recognizing the copyright and first publishing in this journal.