Perdidos, marginais e exóticos. Narrativas fílmicas e modos de representação de alteridades e fronteiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672536926

Palavras-chave:

Fronteiras, Filmografia brasileira, Mobilidades contemporâneas, Alteridades, Cultura audiovisual, Gênero e cinema

Resumo

O artigo analisa quatro filmes produzidos no Brasil entre as décadas de 1990 e 2010, tendo como fio condutor a questão dos deslocamentos de pessoas, entre Brasil e outros países. As principais questões que norteiam a reflexão dizem respeito a como os filmes produzem um modo de olhar para as alteridades em vista das tensões e conflitos da vida na diáspora. Procura-se na análise destacar tanto os aspectos transnacionais quanto chamar atenção para especificidades locais no que toca às narrativas ficcionais e aos temas gerais que elas mobilizam. A contribuição pretendida é a de abordar a experiência da nossa cultura audiovisual, de modo a indagar sobre nossos modos de espetacularização da autoimagem e daquela que criamos sobre os outros.

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Biografia do Autor

Karla Adriana Martins Bessa, Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),

Atualmente trabalha como Pesquisadora Nivel C no Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, é professora plena dos Programas de Pós-graduação em Multimeios, Instituto de Artes e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, na Universidade Estadual de Campinas, com vínculo empregatício desde o ano de 2008. Anteriormente, foi Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade Federal de Uberlândia e Professora do Programa de Pós-Graduação em História na mesma Universidade (1994-2008). Possui graduação Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), Mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Defendeu sua tese nas áreas de História Contemporânea e História Política, desenvolvendo estudos sobre as relações entre a produção historiográfica e os debates teóricos dos estudos de gênero no Brasil. Realizou estágios pós-doutorais na Universidade de Michigan (2004), Universidade de Lisboa (2008) e no King´s College London ( 2014). Foi Professora Visitante do Departmento de Film Studies, King´s College London (2010/2011). Foi Editora da Revista História & Perspectivas (2006/2008) e da Revista Cadernos Pagu (2012/2014). Coordena o Projeto de Extensão CinePagu desde 2009. Participou como curadora da Mostra Audiovisual Curta o Gênero (Fortaleza- 2015/2017) e curadora convidada do Queer Lisboa (2016). Dentre os temas de interesse, dedica-se ao estudo da cultura audiovisual contemporânea em suas interconexões com os modos de produção de subjetividades e imaginários. As pesquisas desenvolvidas atualmente recobrem as seguintes áreas: história do cinema, estudos fílmicos, história política, estudos de gênero, sexualidade, teoria queer(kuir) e Feminismo.

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Publicado

2019-10-30

Como Citar

Bessa, K. A. M. (2019). Perdidos, marginais e exóticos. Narrativas fílmicas e modos de representação de alteridades e fronteiras. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 9(1), 195–222. https://doi.org/10.5902/2236672536926