Perdidos, marginais e exóticos. Narrativas fílmicas e modos de representação de alteridades e fronteiras
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672536926Palavras-chave:
Fronteiras, Filmografia brasileira, Mobilidades contemporâneas, Alteridades, Cultura audiovisual, Gênero e cinemaResumo
O artigo analisa quatro filmes produzidos no Brasil entre as décadas de 1990 e 2010, tendo como fio condutor a questão dos deslocamentos de pessoas, entre Brasil e outros países. As principais questões que norteiam a reflexão dizem respeito a como os filmes produzem um modo de olhar para as alteridades em vista das tensões e conflitos da vida na diáspora. Procura-se na análise destacar tanto os aspectos transnacionais quanto chamar atenção para especificidades locais no que toca às narrativas ficcionais e aos temas gerais que elas mobilizam. A contribuição pretendida é a de abordar a experiência da nossa cultura audiovisual, de modo a indagar sobre nossos modos de espetacularização da autoimagem e daquela que criamos sobre os outros.Downloads
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