Apresentação do Dossiê
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672536149Resumo
Um mundo do trabalho em constante transformação desafia as Ciências Sociais e impõe novas pautas de investigação. Crises do sistema de produção capitalista nas últimas décadas, resultaram em renovados mecanismos de controle do trabalho e de organização das empresas, que passaram a se articular globalmente e em rede. A incorporação das tecnologias da informação nos processos de trabalho alterou formas clássicas de emprego assalariado, e implantou um padrão de relações baseado na flexibilidade dos processos e dos mercados de trabalho; e, em um contexto marcado por ideologias e práticas neoliberais, os Estados nacionais se aproximaram ainda mais do universo dos negócios e promoveram um verdadeiro desmonte da regulação protetora de quem trabalha. O objetivo deste dossiê é reunir um conjunto diverso de estudos sobre o mundo do trabalho e suas mudanças em diferentes partes do mundo, alertando para a necessidade de assumir novas perspectivas, de revisitar conceitos e de discutir as alterações que se colocam para os que vivem do trabalho.
Downloads
Referências
BIAVASCHI, M. B.; GALVÃO, A.; KREIN, J. D.; TEIXEIRA, M. O. Reforma Trabalhista. CESIT-Unicamp, São Paulo, 2017.
CARDOSO, A. Entrevista para o site Democracia e mundo do trabalho, 8/12/2014, 2014a.
CARDOSO, A. Dilemas do trabalho: sindicatos no Brasil hoje. Brasília, IPEA – Textos para discussão 1959, 2014b.
DE LA GARZA, E. Construcción de la identidad y acción colectiva entre trabajadores no clásicos como problema. In: Trabajo no clásico – Organización y acción colectiva. Cidade do Mexico: Plaza y Valdes Editores e UAM, 2011.
KREIN, J. D. Na era da terceirização, o predomínio do trabalho como ‘labor’, e não como ‘opus’18/04/2017(http://www.dmtemdebate.com. br/arodadahistoria/) Fonte: Instituto Humanitas (http://www.ihu. unisinos.br/566680apredominanciadotrabalhocomolabor naocomo- opusnaeradaterceirizacaoentrevistaespecialcomjosedarikrein)
LIMA, J. C. A sociologia das novas formas de trabalho no Brasil: olhares, temáticas e desa os. In: LIMA, J. C. (Org.). Outras Sociologias do Trabalho: exibilidades, emoções e mobilidades. São Carlos: EDUFSCar, 2013. Consultado em https://www.researchgate.net/ publication/301749129
LÚCIO, C. G. O que muda com a Reforma Trabalhista? Entrevista com Clemente Ganz Lúcio. 2017. Disponível em: Brasil (http://www. dmtemdebate.com.br/category/noticias/brasil/)
RAMALHO, J. R. Trabalho, Direitos Sociais e Sindicato na Constituição de 1988 – duas décadas de acirrada disputa política. In: OLIVEN, R. G.; RIDENTI, M. BRANDÃO, G. M. (Orgs). A Constituição de 1988 na vida brasileira, São Paulo, Hucitec, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).