Metamorfoses ambulantes: um estudo sobre as bases eleitorais do PTB, MDB/PMDB, PSDB e PT.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672521603Palavras-chave:
clivagens, Estado, variação eleitoral, partidos de esquerda, clientelismo.Resumo
O objetivo deste estudo é verificar a existência de um deslocamento regional do eleitorado dos partidos progressistas que, em momentos históricos distintos, tiveram a oportunidade de ocupar a presidência da República. Para tanto parte-se da hipótese que a máquina do governo federal dá aos partidos políticos uma imensa margem de recursos para implementação de políticas clientelistas que tornam as regiões menos desenvolvidas, sócio e economicamente, mais dependentes dos recursos estatais. Desta forma, complementando a hipótese orientadora desta pesquisa, assumimos que os partidos de esquerda nascem com bases eleitorais no Sul e Sudeste, e após a sua passagem pelo poder, deslocam-se eleitoralmente para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os indicadores utilizados foram, o percentual de votos obtidos por cada partido em tela nas eleições legislativas federais e estaduais nas cinco macrorregiões, a variação eleitoral entre a eleição presidencial e a subsequente e a correlação de Pierson considerando-se as variáveis “governo e “oposição”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).


