Metamorfoses ambulantes: um estudo sobre as bases eleitorais do PTB, MDB/PMDB, PSDB e PT.

Autores/as

  • Gustavo André Aveline Müller Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672521603

Palabras clave:

clivagens, Estado, variação eleitoral, partidos de esquerda, clientelismo.

Resumen

O objetivo deste estudo é verificar a existência de um deslocamento regional do eleitorado dos partidos progressistas que, em momentos históricos distintos, tiveram a oportunidade de ocupar a presidência da República. Para tanto parte-se da hipótese que a máquina do governo federal dá aos partidos políticos uma imensa margem de recursos para implementação de políticas clientelistas que tornam as regiões menos desenvolvidas, sócio e economicamente, mais dependentes dos recursos estatais. Desta forma, complementando a hipótese orientadora desta pesquisa, assumimos que os partidos de esquerda nascem com bases eleitorais no Sul e Sudeste, e após a sua passagem pelo poder, deslocam-se eleitoralmente para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os indicadores utilizados foram, o percentual de votos obtidos por cada partido em tela nas eleições legislativas federais e estaduais nas cinco macrorregiões, a variação eleitoral entre a eleição presidencial e a subsequente e a correlação de Pierson considerando-se as variáveis “governo e “oposição”.

Descargas

Biografía del autor/a

Gustavo André Aveline Müller, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS

Doutor em Ciência Política; Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2015-12-29

Cómo citar

Müller, G. A. A. (2015). Metamorfoses ambulantes: um estudo sobre as bases eleitorais do PTB, MDB/PMDB, PSDB e PT. Século XXI: Revista De Ciencias Sociales, 5(2), 279–311. https://doi.org/10.5902/2236672521603