Programa de Educação Tutorial indígena ñande reko UFSM: relato da construção de uma experiência de inclusão universitária.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672511224Palavras-chave:
Ensino superior, Políticas públicas, Estudantes indígenas, Educação tutorial.Resumo
O texto se propõe a relatar e analisar a experiência que estamos vivenciando desde 2010, com a entrada de estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, no Rio Grande do Sul. O conjunto de políticas públicas brasileiras destinadas a inclusão universitária de estudantes negros, indígenas e egressos de escolas públicas vem alavancando na UFSM um conjunto de ações institucionais para garantir seu acesso e permanência, tais como a criação do Observatório de Ações Afirmativas, Comissão de Acessibilidade, a Comissão de Implementação, Apoio e Permanência de Alunos Indígenas - CIAPFAI, entre outros. Aqui objetivamos enfocar as relações entre nossos primeiros estudantes indígenas e atores institucionais em suas interlocuções e impactos das políticas educacionais na sua formação. Para tanto, abordaremos o trabalho que vem sendo desenvolvido com estudantes indígenas que fazem parte do Pet indígena Ñande Reko. Trata-se de um programa de educação tutorial na modalidade Conexões de Saberes que vem sendo financiado pelo MEC desde 2011, e que conta atualmente com 7 estudantes indígenas de diversas etnias e cursos de graduação.
http://dx.doi.org/10.5902/2236672511224
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