Educação Kaingang: o “formal” e o “informal” na escola da aldeia em São Leopoldo, RS, Brasil

Autores

  • Diego Fernandes Dias Severo Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672511220

Palavras-chave:

Educação Indígena, Escola, Indígena, Kaingang, São Leopoldo.

Resumo

Neste trabalho, por meio da metodologia etnográfica, abordar-se-á o significado da educação para o grupo Kaingang na cidade de São Leopoldo. Inicialmente, buscou-se literatura sobre a temática, pertinentes a aspectos da organização social desta população, processos socioculturais, educacionais, assim como referências sobre a relação desta população e as imposições da escola no século XX. Em seguida, apresentaremos o processo de materialização da aldeia Põr Fi Ga e a batalha para a escola Kaingang. Com isso, analisaremos o significado da escola na aldeia para professores e lideranças indígenas, contrastando o mesmo com o discurso da equipe diretiva da escola “regular” – cuja escola da aldeia é vinculada. Conclui-se que, apesar da escola na aldeia ser vinculada e não totalmente independente, as práticas escolares postas pelos professores e comunidade carregam os processos educativos não formais para o interior da instituição.

 

http://dx.doi.org/10.5902/2236672511220


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Publicado

2013-10-30

Como Citar

Severo, D. F. D. (2013). Educação Kaingang: o “formal” e o “informal” na escola da aldeia em São Leopoldo, RS, Brasil. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 3(1), 39–61. https://doi.org/10.5902/2236672511220