Educação Kaingang: o “formal” e o “informal” na escola da aldeia em São Leopoldo, RS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672511220Palavras-chave:
Educação Indígena, Escola, Indígena, Kaingang, São Leopoldo.Resumo
Neste trabalho, por meio da metodologia etnográfica, abordar-se-á o significado da educação para o grupo Kaingang na cidade de São Leopoldo. Inicialmente, buscou-se literatura sobre a temática, pertinentes a aspectos da organização social desta população, processos socioculturais, educacionais, assim como referências sobre a relação desta população e as imposições da escola no século XX. Em seguida, apresentaremos o processo de materialização da aldeia Põr Fi Ga e a batalha para a escola Kaingang. Com isso, analisaremos o significado da escola na aldeia para professores e lideranças indígenas, contrastando o mesmo com o discurso da equipe diretiva da escola “regular” – cuja escola da aldeia é vinculada. Conclui-se que, apesar da escola na aldeia ser vinculada e não totalmente independente, as práticas escolares postas pelos professores e comunidade carregam os processos educativos não formais para o interior da instituição.
http://dx.doi.org/10.5902/2236672511220
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).