A construção hist´orica e seus impactos na evolução do cooperativismo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043287715Parole chiave:
CooperaçãoAbstract
A seguinte revisão tem como finalidade retratar um pouco sobre a vasta história das cooperativas em solo brasileiro e estrangeiro, de tal modo, que a descrição dessa conjuntura consiga fornecer um novo parâmetro ao leitor a respeito de tais entidades. Com a implementação dos recortes históricos, é possível estabelecer um paralelo entre passado e presente, tornando o corpo do texto um local rico, revelando informações preciosas que ajudam a entender as potencialidades das cooperativas, bem como, a importância em se valorizar a história das mesmas.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AGUIAR, C. S.; REIS, C. N. As origens do cooperativismo e o contraponto aos males das metamorfoses do mundo do trabalho. Sociedade em Debate, Pelotas, 8(3), 149-185, dezembro, 2002.
AILOS. 13 Tipos de Cooperativas: entenda o objetivo de cada uma delas. Disponível em: https://blog.ailos.coop.br/cooperativismo/tipos-de-cooperativas/. Acesso em: 24/04/2024.
BARBOSA, L. C. B. Introdução ao Cooperativismo. 1. ed. Palhoça: UnisulVirtual, 2012.
BRASIL. Lei 5674 de 16 de dezembro de 1971. Dispõe sobre a Política Nacional de Cooperativismo. Brasília-DF: Presidência da República, 1971.
BRASIL. Lei 9867 de 10 de novembro de 1999. Dispõe sobre a criação e o funcionamento de Cooperativas Sociais. Brasília-DF: Presidência da República, 1999.
BRASIL. Lei 12690 de 19 de julho de 2012. Dispõe sobre a organização e o funcionamento das Cooperativas de Trabalho. Brasília-DF: Presidência da República, 2012.
CASAGRANDE, L. R. Cooperativismo: um olhar sobre as origens e a evolução em diversas escalas (Mundo, Brasil, Paraná e Sudoeste do Paraná). VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Vitória, ago. 2014.
COELHO, D. B. De catadores de rua a recicladores cooperados: um estudo de caso sobre a formação e a gestão de uma cooperativa de reciclagem. 2007. 176 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
ETGETO, A. A.; SILVA, C. G. B.; VICENTE, F. C.; GIROTTO, M. W.; MIRANDA, I. T. P. OS PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO E AS COOPERATIVAS DE CRÉDITO NO BRASIL. Maringa Management: Revista de Ciências Empresariais. Maringá, v.2, n.1, p.7-19, jan./jun. 2005.
GOMES, A. J. Origem e evolução do cooperativismo no mundo e no Brasil e sua contribuição para constituir o segmento educacional brasileiro. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, n. 12, jan./jun. 2005.
GONÇALVES, C. S. Uma contribuição à estruturação dos procedimentos e demonstrações contábeis das cooperativas: aplicação em uma cooperativa de trabalho. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
LOPES, J. A. V. A teoria do individualismo cooperativo de Robert Owen. Realis, v.12, n. 2, jul./dez. 2022.
MARRA, A. V. Associativismo e cooperativismo. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.
ROSA, A. R.; BASSO, D. Robert Owen: O “Pai da Cooperação”, a Educação Escolar (Adulto E Infantil) e o Movimento Socialista. Revista Orbis Latina, v. 9, n. 1, Foz do Iguaçu/ PR (Brasil), jan./jun. de 2019.
SALES, J. E. Cooperativismo: origens e evolução. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia, n. 1, p. 23-34, jan./jun. de 2010.
SistemaOcergs. Lei das cooperativas de Trabalho completa dez anos. OCERGS/SESCOOP/RS/ESCOOP, 2022. Disponível em: https://www.sescooprs.coop.br/noticias/2022/07/22/lei-das-cooperativas-de-trabalho-completa-dez-anos/. Acesso em: 17/03/2024.
SOUZA, J. A. O trabalho associado em Karl Marx: contribuição ao debate acerca do cooperativismo e da transição. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política. Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
ZENI, M. A.; FUMAGALLI, L. A. W. A participação das cooperativas de crédito no desenvolvimento de pequenas cidades: o caso da mesorregião Sudoeste Paranaense. FAE, Curitiba, v. 22, n. 2, p. 47 - 62, jul./dez. 2019.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Enzo Yuri Ferreira Sousa, Fábio dos Santos Massena
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).