Internacionalização e cooperação: Imperativos para os pequenos e médios negócios

Autores

  • Jefferson Reis Guimaraes Andrade Universidade Tiradentes.
  • Maria Elena Leon Olave Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043216542

Palavras-chave:

Cooperação Interorganizacional. Internacionalização. Pequenas e Médias Empresas

Resumo

A atuação no mercado externo é uma estratégia que vem sendo adotada pelas organizações como forma de alavancar ganhos competitivos. No entanto, as pequenas e médias empresas, em virtude de limitações de ordem técnica e gerencial, apresentam dificuldades para envolver-se em operações internacionais. Para mitigar esta situação, indica-se a cooperação interorganizacional.  Neste sentido o presente artigo apresenta o objetivo geral de analisar como a cooperação viabiliza a internacionalização de pequenas e médias empresas do setor de bebidas do Estado de Sergipe. Para alcançar este objetivo foi realizado um estudo qualitativo, por meio do método de pesquisa Estudo de Caso, envolvendo três indústrias do setor de bebidas. Os resultados do estudo revelaram que por meio da cooperação as empresas pesquisadas aglutinaram diversos benefícios, tais como: redução de custos, acesso a novos mercados e obtenção de recursos produtivos e financeiros, os quais possibilitam atuar no mercado internacional.

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Biografia do Autor

Jefferson Reis Guimaraes Andrade, Universidade Tiradentes.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor da Universidade Tiradentes - UNIT. Coordenador do curso de Administração da UNIT.

Maria Elena Leon Olave, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade de São Paulo - USP. Professora da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFS

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Publicado

2016-03-30

Como Citar

Andrade, J. R. G., & Olave, M. E. L. (2016). Internacionalização e cooperação: Imperativos para os pequenos e médios negócios. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 2(4), 01–16. https://doi.org/10.5902/2359043216542