A educação cooperativa como gerador de mudanças sociais: um estudo sobre a 6ª Semana da Educação Financeira na cidade de Itamaraju/BA

Daniele Carmo Scopel, Estella Oliveira dos Santos

Resumo


O presente artigo discorre sobre os princípios cooperativos constituintes dos sistemas de cooperação, enfatizando os princípios da educação, formação e Informação, e do Interesse pela comunidade. Nesse sentido o problema apontado é como a educação cooperativista pode contribuir na formação e mudança de pensamento das crianças no desenvolvimento da educação financeira? Sendo assim os objetivos apresentados são: analisar a educação cooperativa e suas contribuições na mudança de pensamento das crianças no desenvolvimento da educação financeira, e os objetivos específicos são contextualizar o cooperativismo no Brasil e no mundo; compreender o processo da educação financeira no âmbito escolar e exemplificar a semana da educação financeira proposta pelo Banco Central e executada pelo instituo SICOOB como modelo motivador para o despertar financeiro. A metodologia desenvolvida na pesquisa tem uma abordagem qualitativa e quantitativa, sendo representada pela pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, descrevendo uma breve visão histórica sobre o cooperativismo, a educação e a sociedade.


Palavras-chave


Cooperação; Educação; Mudança; Desenvolvimento; Formação

Texto completo:

PDF

Referências


ABRANTES, José. Associativismo e Cooperativismo: como a união de pequenos empreendedores pode gerar emprego e renda no Brasil. Rio de Janeiro: Interciência, 2004. p. 35-54.

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Editora Vozes, 2000

CENZI, Nerii Luiz. Cooperativismo: Desde as origens ao projeto de lei de reforma do sistema cooperativo brasileiro. Curitiba: editora afiliada, 2009. p 29.

CLASON, George S. O homem mais rico da Babilônia. 18 ed. Rio de Janeiro, RJ. Ediouro, 2005.

COUTO, Eduardo Andrade. Princípios cooperativistas na prática: análise de gestão social da COOPVALI/BA. Vila Velha: Opção Editora, 2014.

DOMINGOS, Reinaldo. Educação financeira e finanças pessoais: qual a diferença? Disponível em: https://www.dsop.com.br/blog/educacao-financeira-e-financas-pessoais-qual-a-diferenca Acesso em: 16 out. 2019.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martin Claret, 2001.

GIL, Antonio Carlos: Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.

HAIRE, Mason. Psicologia aplicada a administração. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1974.

JAKOBSEN, G. When business leads to cooperative development: a study ofeducational processes in a cooperative firm. In: Review of International Cooperation. v. 89/2, p. 25-33, 1996.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 2001.

OCDE. Recommendationon Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Paris, 2005. Disponível em: http://www.oecd.org/ daf/fin/financial-education/35108560.pdf. Acesso em: 03 junho 2019.

PELLI, Gabriela. Caio achou uma moedinha. Brasília: Instituto SICOOB.

PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à acadêmica. São Paulo: Editora Rêspel LTDA, 2005.

PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. São Paulo: Respel editora, 2005. p. 27.

PINHO, Diva Benevides. O Cooperativismo no Brasil: da verdade pioneira à vertente solidária. São Paulo: Saraiva, 2004.

RIOS, Gilvando Sá Leitão. O que é Cooperativismo. São Paulo: Brasiliense, 2007

SAVIANI, D. Escola e democracia. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991. p. 55.

SEBRAE, Revista Cooperativa de Crédito. 2009

SILVA, Eduardo D. Gestão em Finanças Pessoais: uma metodologia para se adquirir educação e saúde financeira. Rio de Janeiro: Quatymark, 2004.




DOI: https://doi.org/10.5902/2359043241725

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. 

     

   

   

 

ISSN Eletrônico: 2359-0432

ISSN Impresso: 2446-7103