A educação cooperativa como gerador de mudanças sociais: um estudo sobre a 6ª Semana da Educação Financeira na cidade de Itamaraju/BA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043241725

Palabras clave:

Cooperação, Educação, Mudança, Desenvolvimento, Formação

Resumen

O presente artigo discorre sobre os princípios cooperativos constituintes dos sistemas de cooperação, enfatizando os princípios da educação, formação e Informação, e do Interesse pela comunidade. Nesse sentido o problema apontado é como a educação cooperativista pode contribuir na formação e mudança de pensamento das crianças no desenvolvimento da educação financeira? Sendo assim os objetivos apresentados são: analisar a educação cooperativa e suas contribuições na mudança de pensamento das crianças no desenvolvimento da educação financeira, e os objetivos específicos são contextualizar o cooperativismo no Brasil e no mundo; compreender o processo da educação financeira no âmbito escolar e exemplificar a semana da educação financeira proposta pelo Banco Central e executada pelo instituo SICOOB como modelo motivador para o despertar financeiro. A metodologia desenvolvida na pesquisa tem uma abordagem qualitativa e quantitativa, sendo representada pela pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, descrevendo uma breve visão histórica sobre o cooperativismo, a educação e a sociedade.

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Biografía del autor/a

Daniele Carmo Scopel, Cooperativa de Crédito do Médio Sul Baiano - Sicoob Costa do Descobrimento

Acadêmica de Administração, colaboradora de uma Cooperativa de Crédito e Pesquisadora na área do Cooperativismo.

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Publicado

2020-05-19

Cómo citar

Scopel, D. C., & Santos, E. O. dos. (2020). A educação cooperativa como gerador de mudanças sociais: um estudo sobre a 6ª Semana da Educação Financeira na cidade de Itamaraju/BA. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 7, 146–160. https://doi.org/10.5902/2359043241725