Identidade e Incubação: Processos Coletivos De Trabalho e o Caso Da Incubadora Social da Universidade Federal de Santa Maria

Autores

  • Flavi Ferreira Lisboa Filho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Caroline Goerck Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabio Gaviraghi Universidade Federal de Santa Maria
  • Schirlei Stock Ramos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043222417

Palavras-chave:

identity, incubation, solidary economic enterprises, Social Incubator, share management

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar e compartilhar o trabalho desenvolvido junto à Incubadora Social da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Rio Grande do Sul, Brasil, que vislumbrou por meio de um programa de ensino, pesquisa, extensão, o desenvolvimento sociotécnico (DAGNINO,2004) para Empreendimentos Econômicos Solidários – EES, em especial a partir de um conjunto sistematizado de ações de educação, de identidade e de cooperativismo e associativismo voltadas para os processos coletivos de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavi Ferreira Lisboa Filho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria.

Caroline Goerck, Universidade Federal de Santa Maria

Estágio Pós-Doutoral, Doutorado (2006-2009) e Mestrado (2004-2006) em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Pucrs. Graduação em Serviço Social pela Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc. É Professora da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Fabio Gaviraghi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Educação. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2010). Graduado em Serviço Social pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí (2007). Professor da Universidade Federal de Santa Maria.

Schirlei Stock Ramos, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Gestão de Organizações Públicas, Especialistaem Gestão Pública, graduada em Administração, formação técnicaem contabilidade. Tutorado curso de Bachareladoem Gestão Públicano núcleo de tecnologia educacional (NTE) da UFSM, onde é bolsista de formação docente do FNDE.

Referências

ARGENTI, P. A. Comunicação empresarial. A construção da identidade, imagem e reputação. Trad. Adriana Riechi. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006.

ATLAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO BRASIL 2005. Brasília: MTE, SENAES, 2007.

BUENO, Wilson. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo; Manole, 2003.

CASAGRANDE JR, Eloy Fassi. Inovação tecnológica e sustentabilidade: integrando as partes para proteger o todo. Programa de Pós-Graduação em Tecnologia – PPGTE. (2001) Disponível em: aplicweb. Feevale. br/site/files/documentos/pdf/23231.pdf. Acesso 06 jun.2011.

CATTANI, Antonio David (Org.). A outra economia. Porto Alegre: Veraz Editores, 2003.

DAGNINO, Renato; BRANDÃO, Flávio C.; NOVAES, Henrique Tahan. Sobre o Marco Analítico-Conceitual da Tecnologia Social. In: DE PAULO, A. et al. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004.

DAGNINO, Renato. Tecnologias Sociais In. CATTANI, Antônio David; LAVILLE, Jean-Louis; DIAS, Reinaldo. Cultura organizacional. Campinas, SP: Editora Alínea, 2003.

GAIGER, Luiz Inácio; HESPANHA, Pedro. Dicionário internacional da outra economia. São Paulo: Almedina, 2009.

ECONOMIA SOLIDÁRIA EM DESENVOLVIMENTO. – Brasília: MTE, SENAES, 2003.

EID, Farid, Análise sobre processos de formação de incubadoras universitárias da Unitrabalho e metodologia de incubação de EES. In: PICANÇO, Iraci; TIRIBA, Lia (Orgs). Trabalho e educação. Aparecida, SP: Idéias& Letras, 2004. p. 167-188.

FERNANDES, Rosa Maria Castilhos. MACIEL, Ana Lúcia Suárez. (org). Tecnologias sociais: experiências e contribuições para o desenvolvimento social e sustentável. Porto Alegre: Fundação Irmão José Otão, 2010.

FORPROEX. Política nacional de extensão universitária. Porto Alegre: FORPROEX, 2012.

FREITAS, Maria Ester de. Cultura organizacional: identidade, sedução e carisma? 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

GALVÃO, Antônio Carlos Figueira. Política de desenvolvimento regional e inovação: Lições da Experiência Européia. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

GAIGER, Luís Inácio. Os caminhos da economia solidária no Rio Grande do Sul. In: SINGER, P.; SOUZA, A. (Orgs.). A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto, 2003, p. 267-286.

GOERCK, Caroline. Programa de economia solidária: sua contribuição para a viabilidade das experiências coletivas de geração de trabalho e renda no Rio Grande do Sul. Faculdade de Serviço Social. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Tese de Doutorado). Porto Alegre, 2009.

GUARESCHI, Neuza M.F.; REIS, Carolina D.; HUNING, Simone; BERTUZZI, Letícia D. Intervenção na condição de vulnerabilidade social: um estudo sobre a produção de sentidos com adolescentes do programa do trabalho educativo.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br> Acesso em: 18 de fevereiro de 2013.

Instituto de Tecnologia Social - CENTRO BRASILEIRO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA SOCIAL. Tecnologia Social. Disponível em: www.itsbrasil.org.br. Acesso em: 16 de jun. de 2011.

INSTITUTO GÊNESIS. O que é a Incubadora Social? Disponível em: http://www.genesis.puc-rio.br> Acesso em: 23 de dezembro de 2008.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. MTE. Disponível em:

http://portal.mte.gov.br/portal-mte/. Acesso em 18 de fevereiro de 2013.

MORGAN, Gareth. Imagens da organização. Trad. de Cecília Whitaker Bergamini e Roberto Coda. São Paulo: Atlas, 1996.

RAZETO, Luis. Economia de solidariedade e organização popular. In: GADOTTI, M.;GUTIÉRREZ, F. (Orgs.). Educação comunitária e economia popular. 3. ed.São Paulo: Cortez,2001.

SINGER, Paul; SOUZA, André Ricardo de (org.). A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2003.

SIQUEIRA, Carlos Aquiles. Geração de emprego e renda no Brasil: experiências de sucesso. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

Downloads

Publicado

2016-09-21

Como Citar

Lisboa Filho, F. F., Goerck, C., Gaviraghi, F., & Stock Ramos, S. (2016). Identidade e Incubação: Processos Coletivos De Trabalho e o Caso Da Incubadora Social da Universidade Federal de Santa Maria. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 3(5), 81–94. https://doi.org/10.5902/2359043222417