Identidade e Incubação: Processos Coletivos De Trabalho e o Caso Da Incubadora Social da Universidade Federal de Santa Maria
DOI :
https://doi.org/10.5902/2359043222417Mots-clés :
identity, incubation, solidary economic enterprises, Social Incubator, share managementRésumé
Este texto tem por objetivo apresentar e compartilhar o trabalho desenvolvido junto à Incubadora Social da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Rio Grande do Sul, Brasil, que vislumbrou por meio de um programa de ensino, pesquisa, extensão, o desenvolvimento sociotécnico (DAGNINO,2004) para Empreendimentos Econômicos Solidários – EES, em especial a partir de um conjunto sistematizado de ações de educação, de identidade e de cooperativismo e associativismo voltadas para os processos coletivos de trabalho.
Téléchargements
Références
ARGENTI, P. A. Comunicação empresarial. A construção da identidade, imagem e reputação. Trad. Adriana Riechi. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006.
ATLAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO BRASIL 2005. Brasília: MTE, SENAES, 2007.
BUENO, Wilson. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo; Manole, 2003.
CASAGRANDE JR, Eloy Fassi. Inovação tecnológica e sustentabilidade: integrando as partes para proteger o todo. Programa de Pós-Graduação em Tecnologia – PPGTE. (2001) Disponível em: aplicweb. Feevale. br/site/files/documentos/pdf/23231.pdf. Acesso 06 jun.2011.
CATTANI, Antonio David (Org.). A outra economia. Porto Alegre: Veraz Editores, 2003.
DAGNINO, Renato; BRANDÃO, Flávio C.; NOVAES, Henrique Tahan. Sobre o Marco Analítico-Conceitual da Tecnologia Social. In: DE PAULO, A. et al. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004.
DAGNINO, Renato. Tecnologias Sociais In. CATTANI, Antônio David; LAVILLE, Jean-Louis; DIAS, Reinaldo. Cultura organizacional. Campinas, SP: Editora Alínea, 2003.
GAIGER, Luiz Inácio; HESPANHA, Pedro. Dicionário internacional da outra economia. São Paulo: Almedina, 2009.
ECONOMIA SOLIDÁRIA EM DESENVOLVIMENTO. – Brasília: MTE, SENAES, 2003.
EID, Farid, Análise sobre processos de formação de incubadoras universitárias da Unitrabalho e metodologia de incubação de EES. In: PICANÇO, Iraci; TIRIBA, Lia (Orgs). Trabalho e educação. Aparecida, SP: Idéias& Letras, 2004. p. 167-188.
FERNANDES, Rosa Maria Castilhos. MACIEL, Ana Lúcia Suárez. (org). Tecnologias sociais: experiências e contribuições para o desenvolvimento social e sustentável. Porto Alegre: Fundação Irmão José Otão, 2010.
FORPROEX. Política nacional de extensão universitária. Porto Alegre: FORPROEX, 2012.
FREITAS, Maria Ester de. Cultura organizacional: identidade, sedução e carisma? 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2000.
GALVÃO, Antônio Carlos Figueira. Política de desenvolvimento regional e inovação: Lições da Experiência Européia. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
GAIGER, Luís Inácio. Os caminhos da economia solidária no Rio Grande do Sul. In: SINGER, P.; SOUZA, A. (Orgs.). A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto, 2003, p. 267-286.
GOERCK, Caroline. Programa de economia solidária: sua contribuição para a viabilidade das experiências coletivas de geração de trabalho e renda no Rio Grande do Sul. Faculdade de Serviço Social. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. (Tese de Doutorado). Porto Alegre, 2009.
GUARESCHI, Neuza M.F.; REIS, Carolina D.; HUNING, Simone; BERTUZZI, Letícia D. Intervenção na condição de vulnerabilidade social: um estudo sobre a produção de sentidos com adolescentes do programa do trabalho educativo.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br> Acesso em: 18 de fevereiro de 2013.
Instituto de Tecnologia Social - CENTRO BRASILEIRO DE REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA SOCIAL. Tecnologia Social. Disponível em: www.itsbrasil.org.br. Acesso em: 16 de jun. de 2011.
INSTITUTO GÊNESIS. O que é a Incubadora Social? Disponível em: http://www.genesis.puc-rio.br> Acesso em: 23 de dezembro de 2008.
MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. MTE. Disponível em:
http://portal.mte.gov.br/portal-mte/. Acesso em 18 de fevereiro de 2013.
MORGAN, Gareth. Imagens da organização. Trad. de Cecília Whitaker Bergamini e Roberto Coda. São Paulo: Atlas, 1996.
RAZETO, Luis. Economia de solidariedade e organização popular. In: GADOTTI, M.;GUTIÉRREZ, F. (Orgs.). Educação comunitária e economia popular. 3. ed.São Paulo: Cortez,2001.
SINGER, Paul; SOUZA, André Ricardo de (org.). A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2003.
SIQUEIRA, Carlos Aquiles. Geração de emprego e renda no Brasil: experiências de sucesso. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).