Marketing de relacionamento na formação de um diferencial competi- tivo: o caso da cooperativa agrícola mista alfa

Autori

  • Vinicius Balconi Scaramussa Centro Universitário Franciscano
  • Élio Sérgio Denardin Centro Universitário Franciscano
  • Flaviani Souto Bolzan Medeiros Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Patrícia Schrippe Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Andreas Dittmar Weise Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043215332

Parole chiave:

Marketing, Cliente, Marketing de Relacionamento.

Abstract

Este estudo teve como objetivo verificar a percepção dos clientes sobre os aspectos mais relevantes no seu relacionamento com a Cooperativa Mista Alfa nas questões de fidelização, pós-vendas e a integração destes com a empresa. Para isso, adotou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa, do tipo descritiva, sendo desenvolvida por meio de um estudo de caso em uma amostra por acessibilidade totalizando 66 clientes da referida cooperativa. Os resultados obtidos apontaram que o marketing de relacionamento é de extrema importância no processo de integração do cliente com a cooperativa, onde a rapidez na solução de problemas foi apontado como um dos fatores mais importantes para um bom relacionamento. Concluiu-se que, entre outros aspectos, os mais valorizados pelos clientes estão: o contato pessoal, a visita dos engenheiros agrônomos, o relacionamento entre o agricultor e a cooperativa e, ainda, a confiança nos produtos e serviços oferecidos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Vinicius Balconi Scaramussa, Centro Universitário Franciscano

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Franciscano

Élio Sérgio Denardin, Centro Universitário Franciscano

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria; Professor Assistente do Curso de Administração do Centro Universitário Franciscano

Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria; Bolsista do CNPq.

Patrícia Schrippe, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria.

Andreas Dittmar Weise, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Riferimenti bibliografici

AGARIYA, A. K.; SINGH, D. What really defines relationship marketing? A review of definitions and general and sector-specfic defining constructs. Journal of Relationship Marketing, v. 10, n. 4, p. 203-237, 2011.

ASHLEY, C.; NOBLEB, S. M.; DONTHUC, N.; LEMOND, K. N. Why customers won't relate: Obstacles to relationship marketing engagement. Journal of Business Research, v. 64, n. 7, p. 749-756, 2011.

BARRIONUEVO, F. Z. Relacionamento com clientes: a evolução do marketing e a presença da tecnologia num ambiente de negócios b2b. PIRACICABA, São Paulo, 2004. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABHTYAK/relacionamento-com-clientes> Acesso em: 27 jun. 2013.

BONNEMAIZON, A.; COVA, B.; LOUYOUT, Marie-Claude. Relationship marketing in 2015: a Delphi approach. European Management Journal, v. 25, n. 1, p. 50–59, 2007.

CHURCHILL JUNIOR, G.; PETER, J. P. Marketing: criando valor para o cliente. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

ETZEL, M. J.; WALKER, B. J.; STANTON, W. J. Marketing. São Paulo: Makron Books, 2001.

GREENBERG, P. CRM na velocidade da luz. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

GRIFFIN, R. W. Introdução à administração. São Paulo: Ática, 2007.

KELLEZI, J. Trade shows: a strategic marketing tool for Global Vompetition. Procedia Economics and Finance, v. 9, 2014, p. 466-471, 2014.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Pretice Hall, 2007.

LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

_____. Marketing de varejo. 5. ed. São Paulo. Atlas: 2013.

MADRUGA, R. Guia de implementação de marketing de relacionamento e CRM. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MARTINS, G. de A. Estudo de caso: uma estratégia de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

MÖLLER, K. Theory map of business marketing: relationships and networks perspectives. Industrial Marketing Management, v. 42, n. 3, p. 324–335, 2013.

MUSA, S.; BONIFACE, B.; TANAKINJAL, G. Relationship marketing moderating effect on value chain of horticulture produce: an intermediaries’ perspective. UMK Procedia, v. 1, 2014, p. 82-92, 2014.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SHETH, J. N. Comportamento do cliente. São Paulo: Atlas, 2001.

SHETH, J. N.; PARVATIYAR, A.; SINHA, M. The conceptual foundations of relationship marketing: review and synthesis. Economic sociology, v. 13, n. 3, 2012.

SILVA, D. B. dos S.; MARCHESINI, F. R. de A.; OLIVEIRA, J. A. F. de; SÁ, L. C. S. de. Fundamentos de marketing. 4. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2011.

SILVA, F. G. da; ZAMBOM, M. S. Gestão do relacionamento com o cliente. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

YANAZE, M. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007.

##submission.downloads##

Pubblicato

2015-04-07

Come citare

Scaramussa, V. B., Denardin, Élio S., Medeiros, F. S. B., Schrippe, P., & Weise, A. D. (2015). Marketing de relacionamento na formação de um diferencial competi- tivo: o caso da cooperativa agrícola mista alfa. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 1(2), 01–12. https://doi.org/10.5902/2359043215332