Marketing de relacionamento na formação de um diferencial competi- tivo: o caso da cooperativa agrícola mista alfa

Autor/innen

  • Vinicius Balconi Scaramussa Centro Universitário Franciscano
  • Élio Sérgio Denardin Centro Universitário Franciscano
  • Flaviani Souto Bolzan Medeiros Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Patrícia Schrippe Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Andreas Dittmar Weise Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043215332

Schlagworte:

Marketing, Cliente, Marketing de Relacionamento.

Abstract

Este estudo teve como objetivo verificar a percepção dos clientes sobre os aspectos mais relevantes no seu relacionamento com a Cooperativa Mista Alfa nas questões de fidelização, pós-vendas e a integração destes com a empresa. Para isso, adotou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa, do tipo descritiva, sendo desenvolvida por meio de um estudo de caso em uma amostra por acessibilidade totalizando 66 clientes da referida cooperativa. Os resultados obtidos apontaram que o marketing de relacionamento é de extrema importância no processo de integração do cliente com a cooperativa, onde a rapidez na solução de problemas foi apontado como um dos fatores mais importantes para um bom relacionamento. Concluiu-se que, entre outros aspectos, os mais valorizados pelos clientes estão: o contato pessoal, a visita dos engenheiros agrônomos, o relacionamento entre o agricultor e a cooperativa e, ainda, a confiança nos produtos e serviços oferecidos.

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Autor/innen-Biografien

Vinicius Balconi Scaramussa, Centro Universitário Franciscano

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Franciscano

Élio Sérgio Denardin, Centro Universitário Franciscano

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria; Professor Assistente do Curso de Administração do Centro Universitário Franciscano

Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria; Bolsista do CNPq.

Patrícia Schrippe, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria.

Andreas Dittmar Weise, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

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Veröffentlicht

2015-04-07

Zitationsvorschlag

Scaramussa, V. B., Denardin, Élio S., Medeiros, F. S. B., Schrippe, P., & Weise, A. D. (2015). Marketing de relacionamento na formação de um diferencial competi- tivo: o caso da cooperativa agrícola mista alfa. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 1(2), 01–12. https://doi.org/10.5902/2359043215332