Os fatores de influência no comportamento do consumidor: um estudo em uma cooperativa agrícola do RS

Autores

  • Simone Binotto Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Élio Sérgio Denardin Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Flaviani Souto Bolzan Medeiros Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Juliana Andréia Rüdell Boligon Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Flaubiane Figueredo Machado Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043215345

Palavras-chave:

Comportamento, Consumidor, Influências, Fidelização.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os principais fatores de influência no comportamento de compra do associado em uma Cooperativa Agrícola do Rio Grande do Sul. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa, descritiva, por meio de um estudo de campo com uma amostra de 61 sócios escolhidos através de amostragem não probabilística por conveniência. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário composto por treze questões fechadas. Os resultados obtidos apontaram que entre os fatores externos que mais exercem influência no comportamento de compra dos associados estão: a família, ambiente físico, cultura e, ainda, o propósito de compra e a classe social. Já em relação aos fatores internos identificou-se a motivação e as atitudes como influenciadores. Concluiu-se que, de modo geral, a maioria dos entrevistados está satisfeito com os produtos oferecidos pela Cooperativa e isso reflete na fidelização do associado existindo grande influência no seu comportamento de compra.

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Biografia do Autor

Simone Binotto, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Élio Sérgio Denardin, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Professor Assistente do Curso de Administração do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.

Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria; Bolsista do CNPq.

Juliana Andréia Rüdell Boligon, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM; Coordenadora do Curso de Administração do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.

Flaubiane Figueredo Machado, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

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Publicado

2015-04-07

Como Citar

Binotto, S., Denardin, Élio S., Medeiros, F. S. B., Boligon, J. A. R., & Machado, F. F. (2015). Os fatores de influência no comportamento do consumidor: um estudo em uma cooperativa agrícola do RS. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 1(2), 13–26. https://doi.org/10.5902/2359043215345