Marketing de relacionamento na formação de um diferencial competi- tivo: o caso da cooperativa agrícola mista alfa

Vinicius Balconi Scaramussa, Élio Sérgio Denardin, Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Patrícia Schrippe, Andreas Dittmar Weise

Resumo


Este estudo teve como objetivo verificar a percepção dos clientes sobre os aspectos mais relevantes no seu relacionamento com a Cooperativa Mista Alfa nas questões de fidelização, pós-vendas e a integração destes com a empresa. Para isso, adotou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa, do tipo descritiva, sendo desenvolvida por meio de um estudo de caso em uma amostra por acessibilidade totalizando 66 clientes da referida cooperativa. Os resultados obtidos apontaram que o marketing de relacionamento é de extrema importância no processo de integração do cliente com a cooperativa, onde a rapidez na solução de problemas foi apontado como um dos fatores mais importantes para um bom relacionamento. Concluiu-se que, entre outros aspectos, os mais valorizados pelos clientes estão: o contato pessoal, a visita dos engenheiros agrônomos, o relacionamento entre o agricultor e a cooperativa e, ainda, a confiança nos produtos e serviços oferecidos.

Palavras-chave


Marketing; Cliente; Marketing de Relacionamento.

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DOI: https://doi.org/10.5902/2359043215332

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