Marketing de relacionamento na formação de um diferencial competi- tivo: o caso da cooperativa agrícola mista alfa

Autores

  • Vinicius Balconi Scaramussa Centro Universitário Franciscano
  • Élio Sérgio Denardin Centro Universitário Franciscano
  • Flaviani Souto Bolzan Medeiros Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Patrícia Schrippe Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Andreas Dittmar Weise Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043215332

Palavras-chave:

Marketing, Cliente, Marketing de Relacionamento.

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a percepção dos clientes sobre os aspectos mais relevantes no seu relacionamento com a Cooperativa Mista Alfa nas questões de fidelização, pós-vendas e a integração destes com a empresa. Para isso, adotou-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa, do tipo descritiva, sendo desenvolvida por meio de um estudo de caso em uma amostra por acessibilidade totalizando 66 clientes da referida cooperativa. Os resultados obtidos apontaram que o marketing de relacionamento é de extrema importância no processo de integração do cliente com a cooperativa, onde a rapidez na solução de problemas foi apontado como um dos fatores mais importantes para um bom relacionamento. Concluiu-se que, entre outros aspectos, os mais valorizados pelos clientes estão: o contato pessoal, a visita dos engenheiros agrônomos, o relacionamento entre o agricultor e a cooperativa e, ainda, a confiança nos produtos e serviços oferecidos.

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Biografia do Autor

Vinicius Balconi Scaramussa, Centro Universitário Franciscano

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Franciscano

Élio Sérgio Denardin, Centro Universitário Franciscano

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria; Professor Assistente do Curso de Administração do Centro Universitário Franciscano

Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria; Bolsista do CNPq.

Patrícia Schrippe, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria.

Andreas Dittmar Weise, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

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Publicado

2015-04-07

Como Citar

Scaramussa, V. B., Denardin, Élio S., Medeiros, F. S. B., Schrippe, P., & Weise, A. D. (2015). Marketing de relacionamento na formação de um diferencial competi- tivo: o caso da cooperativa agrícola mista alfa. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 1(2), 01–12. https://doi.org/10.5902/2359043215332