Nível de serviço logístico da coleta de leite: estudo de caso em uma cooperativa agropecuária
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043234416Palabras clave:
Logística, Leite, Matriz GUT, ProcessoResumen
O objetivo deste trabalho foi identificar qual nível de serviço logístico prestado por uma Cooperativa à seus associados, no que tange ao processo de coleta de leite, e verificar se este está condizente com o que os associados esperam receber visando à redução de perdas e aumento da qualidade do leite. O estudo foi caracterizado como de natureza exploratória, bibliográfico, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado o método de observação direta participante. Como instrumento, entrevistas semiestruturadas. junto a 44 associados e 4 funcionários da cooperativa. Com a ajuda da ferramenta de priorização de problemas, Matriz GUT, foi possível concluir que os pontos críticos são: cumprimento do prazo de coleta; sistema de remediação de falhas; solução de reclamações/sugestões; e exatidão no preenchimento do pedido. Como conclusão, foi observado que há um pequeno gap entre o que a Cooperativa oferece no processo de coleta de leite, e o que realmente o associado espera receber.
Descargas
Citas
APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2004.
BALLOU, R. H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993.
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de abastecimento: planejamento, organização e logística empresarial. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia: Um Guia para a Iniciação Científica. 2 Ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.
CAPUL - Cooperativa Agropecuária Unaí Ltda. Conheça a Capul (2016). Disponível em: <http://www.capul.coop.br/institucional.php?id=0>. Acesso em: 19 de abril de 2018.
FARIA, A. C.; COSTA, M. de F. G. Gestão de custos logísticos: custeio baseado em atividades (ABC), balanced scorecard (BSC) e valor econômico agregado (EVA). São Paulo: Atlas, 2008.
FLEURY, P. F.; WANKE, P.; FIGUEIREDO, K. F. Logística Empresarial – A perspectiva Brasileira. São Paulo: Atlas, 2000.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
KEPNER, C. H.; TREGOE, B. B. O administrador racional. São Paulo: Atlas, 1981.
MELLO, R. Z. Nível de Serviço – uma questão vital. Revista Portuária – Economia e negócios, 2007.
MOREIRA, D. A. Introdução à administração da produção e operações. Administração da produção e operações. 2ª ed. São Paulo, Pioneira, 1996. Cap. 1, p.1-24.
OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras. Agenda Institucional do Cooperativismo. Edição 2015. Disponível em: <http://www.brasilcooperativo.coop.br/GERENCIADOR/ba/arquivos/agenda_institucional_do_ cooperativismo_2015.pdf>. Acesso em: 17 de setembro de 2017.
OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras. Cooperativas de Leite no Brasil. Edição 2016. Disponível em: <http://www.ocbgo.org.br/arquivos/downloads/cooperativas-de-leite-no-brasil- vicente-nogueira-21111128.pdf>. Acesso em: 10 de maio de 2018.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio de Micro e Pequenas Empresas. Cooperativa: o que é, para que serve, como funciona (2016). Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/cooperativa-o-que-e-para-que-serve-como-funciona,7e519bda15617410VgnVCM2000003c74010aRCRD>. Acesso em: 12 de abril de 2018.
STANK, T. P.; THOMAS, J.G.; SHAWNEE, K.V.; KATRINA, S. Logistics service performance: estimating its influence on market share. Journal of Business Logistics, 2003.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
WOOD, D. F.; WARDLOW, D.L.; MURPHY, P.R.; JOHNSON, J.C. Contemporary logistics. 7ª ed. New Jersey: Prentice Hall, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).