Desafios para a expansão do SICOOB de Açailândia/MA.

Autores

  • Waldeir Brito da Silva Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil
  • Deivid Ilecki Forgiarini Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo https://orcid.org/0000-0002-4873-2329
  • Cinara Neumann Alves Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043233409

Palavras-chave:

Cooperativismo, Gestão, SICOOB

Resumo

O presente artigo busca fazer uma análise sobre os possíveis limitadores da expansão da cooperativa de crédito SICOOB de Açailândia/MA. Trata também de apontar possíveis soluções para melhor informar aos cooperados sobre o cooperativismo e a cooperativa de crédito local, bem como seus benefícios e vantagens. Com metodologia quantitativa e análise interpretativa, os resultados indicam algumas situações: primeiro, a maioria dos associados estão satisfeitos financeiramente e no relacionamento com o SICOOB; segundo, é preciso garantir maiores e melhores campanhas de marketing para fazer com que a cooperativa seja mais conhecida na sociedade; terceiro, os recursos humanos, como os agentes, são peças fundamentais na relação de confiança e credibilidade por parte dos associados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivid Ilecki Forgiarini, Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo

Pesquisador em gestão de cooperativas; Professor da Escoop - Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo. Professor dos MBAs em Gestão na UniRitter e de Gestão de Cooperativas na Faccat e Escoop. Doutorando em Administração da Unisinos. Foi professor na Universidade Federal do Pampa, no curso de Administração, ministrando as disciplinas da área de Marketing e Comércio Exterior. Mestre em Desenvolvimento Regional (UNISC). Possui graduação em Administração e em Relações Internacionais ambas pela Universidade Federal do Pampa.

Cinara Neumann Alves, Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo

Doutoranda e mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Atua nas áreas de história e doutrina do cooperativismo, educação em cooperativismo, desenvolvimento regional, cultura e desenvolvimento. Docente na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - ESCOOP. Foi docente na Uniiversidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e na Universidade Federal de Rio Grande - FURG.  

Referências

ALVES, Janaina Ferreira. Gestão de Pessoas. São Paulo: Ibmec Educacional, 2011.

BRASIL. Lei nº 5764/71. Política Nacional de Cooperativismo. Brasília. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5764.htm. Acesso em: 05/10/2017.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2003.

CHURCHILL, Gilbert A. Jr.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

ERLING, Marlos Lopes Godinho. Regulação do sistema financeiro nacional: desafios e propostas de aprimoramento institucional. São Paulo: Almedina, 2015.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UECE, 2002.

FUKUYAMA, Francis. Construção de Estados: Governo e Organização no Século XXI. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Cristina Yamagami. 12ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 20007.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing: a bíblia do marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 33ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

OCB. Organização das Cooperativas Brasileiras. Agenda Institucional. Coord. Fabíola da Silva Nader Motta. Brasília: Farol Conteúdo Inteligente, 2017.

PAULI, Rafael Camargo. Competências, desenvolvimento e confiança. Curitiba: UFPR, 2012.

Disponível em: http://www.economiaetecnologia.ufpr.br/XI_ANPEC-

Sul/artigos_pdf/a2/ANPEC-Sul-A2-02-competencias_desenvolvim.pdf. Acesso em: 16/11/2017.

PINHEIRO, Marcos Antonio Henriques. Cooperativas de crédito: história da evolução normativa no Brasil / Marcos Antonio Henriques Pinheiro. – 6 ed. – Brasília: BCB, 2008.

PINHO, Diva Benevides. As cooperativas no desenvolvimento do Brasil: passado, presente e futuro - tentativa de síntese. São Paulo: ESETEC, 2008.

SCHALLENBERGER, Erneldo. Associativismo cristão no sul do Brasil: a contribuição da Sociedade União Popular e da Liga das Uniões Coloniais para a organização social e o desenvolvimento sul brasileiro. 2001. 179 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

SCHNEIDER, J. O. (2012). A doutrina do cooperativismo: análise do alcance, do sentido e da atualidade dos seus valores, princípios e normas nos tempos atuais. Cadernos Gestão Social,

(2), 251-273.

SEBRAE/MA. Cooperativa de crédito: O que é, como funciona e como aproveitar os benefícios desse sistema. Edição: Clara Favilla. São Paulo: Gráfica Ipiranga, 2005.

SOARES, Marden Marques; SOBRINHO, AberlardoD. de Melo. Microfinaças: o papel do Banco Central e a importância do cooperativismo de crédito. 2ª edição revista e ampliada. Brasília: BCB, 2008.

SOUZA, Adriano Maicon. A evolução histórica do cooperativismo. Maringá Management: Revista de Ciências Empresariais. V.4 n.1. Maringá-PR: 2007.

Downloads

Publicado

2019-12-06

Como Citar

Brito da Silva, W., Ilecki Forgiarini, D., & Neumann Alves, C. (2019). Desafios para a expansão do SICOOB de Açailândia/MA. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 6(12), 153–172. https://doi.org/10.5902/2359043233409

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.