Crise de identidade das cooperativas: um estudo de caso na cooperativa agropecuária
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043285589Palavras-chave:
Cooperativas; Crise de identidade; Desafios.Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar as causas da crise de identidade experimentada pela cooperativa agropecuária de Catalão, localizada no Estado de Goiás. Para alcançar esse propósito, empregou-se a abordagem de estudo de caso, com o intuito de aprofundar a compreensão do assunto por meio de entrevistas e questionários. A pesquisa revelou que a cooperativa em questão não desenvolveu um plano de marketing para sustentar seu polo empresarial, que é o principal pilar do equilíbrio cooperativo. Consequentemente, a cooperativa entrou em uma crise de identidade, resultando na perda de associados para empresas concorrentes do mesmo setor. Foi identificado que a manutenção dos princípios e valores cooperativos continua a ser essencial para preservar a identidade cooperativa e alcançar um modelo de equilíbrio cooperativo. Este estudo pode fornecer insights valiosos para os tomadores de decisão e líderes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a fim de implementar medidas apropriadas que permitam às cooperativas enfrentar os desafios dos mercados globais cada vez mais competitivos. Isso pode ser alcançado por meio de ações e estratégias distintas das adotadas pelos concorrentes capitalistas, a fim de evitar crises de identidade.
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