Crise de identidade das cooperativas: um estudo de caso na cooperativa agropecuária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043285589

Palavras-chave:

Cooperativas; Crise de identidade; Desafios.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as causas da crise de identidade experimentada pela cooperativa agropecuária de Catalão, localizada no Estado de Goiás. Para alcançar esse propósito, empregou-se a abordagem de estudo de caso, com o intuito de aprofundar a compreensão do assunto por meio de entrevistas e questionários. A pesquisa revelou que a cooperativa em questão não desenvolveu um plano de marketing para sustentar seu polo empresarial, que é o principal pilar do equilíbrio cooperativo. Consequentemente, a cooperativa entrou em uma crise de identidade, resultando na perda de associados para empresas concorrentes do mesmo setor. Foi identificado que a manutenção dos princípios e valores cooperativos continua a ser essencial para preservar a identidade cooperativa e alcançar um modelo de equilíbrio cooperativo. Este estudo pode fornecer insights valiosos para os tomadores de decisão e líderes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a fim de implementar medidas apropriadas que permitam às cooperativas enfrentar os desafios dos mercados globais cada vez mais competitivos. Isso pode ser alcançado por meio de ações e estratégias distintas das adotadas pelos concorrentes capitalistas, a fim de evitar crises de identidade.

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Biografia do Autor

Omar Ouro-salim, Universidade Federal de Goiás

Professor visitante no IFgoiano

Ayawovi Djidjogbe Fanho, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutorando na no Departamento de Economia na UFRGS.

Serigne Ababacar Cissé Ba, Universidade Federal de Goiás

Professor no Departamento de Administração na Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2025-07-11

Como Citar

Ouro-salim, O., Fanho, A. D., & Cissé Ba, S. A. (2025). Crise de identidade das cooperativas: um estudo de caso na cooperativa agropecuária. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 12(23), e8558. https://doi.org/10.5902/2359043285589

Edição

Seção

EBPC