Qualidade de vida e engajamento no trabalho: Uma análise em uma cooperativa de assistência à saúde
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043221493Palavras-chave:
Gestão de pessoas, Qualidade de vida no trabalho, Envolvimento do trabalhador, CooperativaResumo
A busca pela melhoria do bem estar dos funcionários nas organizações impulsiona estudos sobre a qualidade de vida no trabalho, assim, este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de vida e o envolvimento com o trabalhado dos colaboradores dos setores administrativos de uma cooperativa de assistência à saúde. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, quantitativa, com 35 funcionários do setor administrativo da cooperativa de assistência em saúde. O questionário utilizado baseou-se no modelo Walton (1973) para analisar a qualidade de vida no trabalho, e no modelo de Salanova (2005), para avaliar o envolvimento do trabalhador. A análise de dados indicou que, em geral, os trabalhadores apresentam altos índices de satisfação em relação aos indicadores de qualidade de vida no trabalho e um alto grau de envolvimento com o trabalho. Além disso, observou-se que as características do perfil dos trabalhadores influenciam na sua percepção sobre esses fatores.Downloads
Referências
ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2005.
BITENCOURT, C. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. 2. Ed. Porto Alegre, 2010.
BOM SUCESSO, E. P. Trabalho e qualidade de vida. Rio de Janeiro: Dunya, 1998.
CHIAVENATO. I. Gestão de Pessoas. 3.Ed. São Paulo: Ed. Campus, 2002.
CHIAVENATO. I. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações 3.ed.- Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
DANCEY, C. P; REIDY, J. Estatística sem Matemática para Psicologia usando SPSS para Windows. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DAVIS, K; NEWSTROM, J. Comportamento Humano no Trabalho. São Paulo: Pioneira, 1992.
FERNANDES, E. C. Qualidade de vida no trabalho. São Paulo: Salvador, 1996.
FERNANDES, E.C .; GUTIERREZ, L . H. Qualidade de vida no trabalho (QVT): uma experiência brasileira. Revista de Administração da USP, v. 23, n. 4, p. 29-31-32, Out./Dez. 1998.
FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIL, A. M. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2013.
HANDY, C. B. Como compreender as organizações. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
LAKATOS, E. M; MARKONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LAWLER, Edward E. & HALL, Douglas T. Relationship of job characteristics to job involvement, satisfaction, and intrinsic motivation. Journal of Applied Psychology, v. 54, n. 4, p. 305-312, August, 1970.
MARANHÃO. M; MACIEIRA. M. O processo nosso de cada dia: modelagem de processos de trabalho. 2. Ed. Rio de Janeiro, Qualitymark Editora, 2014.
MASLOW, A.H. Maslow no gerenciamento. Rio de janeiro : Qualitymark Ed., 2000.
OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras. Disponível em: http://www.ocergs.coop.br/cooperativismo/conceitos/princípios. Acesso em 12/10/2015.
OLIVEIRA, N. B. Cooperativismo: guia prático. 2. ED. rev. Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, 1984.
OLIVEIRA, O. J. Gestão da Qualidade. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 9. Ed. São Paulo: Prentice hall, 2002.
SALANOVA, M.; SCHAUFELI, W. B. El engagement en el trabajo. Madrid: Alianza, 2009.
SARTURI, F. Nível de stress do enfermeiro hospitalar frente as suas competências [monografia]. Santa Maria: UFSM, 2009.
.
SCHNEIDER, J. O. Democracia, participação e autonomia cooperativa. 2. ed. São Leopoldo: UNISINOS, 1999. 496 p.
SILVA, E. KIRST, S. A conquista do consumidor através da responsabilidade social. Reflexão Cooperativista, v.1, p. 25-38, 2012.
WALTON, R. E. Quality of working life: what is it? Sloan Management Review, : v. 15, n.1, p. 11-21, 1973.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).